quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Governador vai a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde assinar concessão de ferrovia estadual

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria - atualizada às 17h50)

Mauro Mendes (DEM) assinará, na próxima segunda-feira, a concessão para a empresa RUMO iniciar a construção da ferrovia estadual, de Rondonópolis a Cuiabá e Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, idealizada pelo governador, no primeiro semestre, para expandir a malha ferroviária e fortalecer a logística de Mato Grosso no transporte de grãos.

Serão três solenidades. A primeira será pela manhã, no Palácio Paiaguás. Às 15h, Mauro estará em Nova Mutum e assinará a concessão do trecho até Mutum. A solenidade será no centro de eventos Casarin, com o prefeito Leandro Félix e demais lideranças políticas. O governador vai a Lucas do Rio Verde, às 18h, onde assina a concessão para o trecho final da concessão, no  parque de Exposições.

O resultado da chamada pública, que teve a RUMO como única participante, foi confirmado na semana passada. A empresa apresentou plano de R$ 12 bilhões para construir 730 km de trilhos e cerca de 60 pontes, além dos terminais de cargas. Em Nova Mutum, por exemplo, a RUMO adquiriu 1,1 mil hectares para construir o terminal rodoferroviário. A área fica a cerca de 15 km de 163 e deve ser construído terminal de cargas e de pátio de manobra dos trens. A obra do terminal deve começar em janeiro do ano que vem e a previsão inicial é até 2028 chegarem os trilhos a Mutum. Cuiabá e Lucas também terão terminais. Em Rondonópolis, a RUMO tem o maior terminal de grãos da América Latina que são armazenados e transportados, pela Ferronorte, até São Paulo e exportados.

O prefeito de Lucas, Miguel Vaz, disse que após a assinatura “será outro momento para economia de Lucas do Rio Verde e região. Temos uma expectativa de geração de empregos, renda e competitividade de mais investimentos. Não será só o setor de grãos que será beneficiado. Mas transportará combustível, levar madeira, carne entre outros produtos. Levar nossa produção de pipoca, feijões que vão para exportação. Além disso, poderemos ter retorno dos fertilizantes, sementes, mercadores para o atacado, linha branca de eletrodomésticos. É uma gama de oportunidades que será gerada. Por isso, temos que abrir as portas, preparar o município para receber todos esses investimentos.

Ele destacou ainda a agilidade do processo do governo do Estado em lançar e definir a empresa para construir a ferrovia. “O governador  (Mauro Mendes) tomou uma decisão muito eficiente. Com base numa lei Federal, foi criada uma Estadual para autorizar a rodovia. A ação dos deputados também foi fundamental para soltar esse investimento. Normalmente é mais demorado, mas o Estado chamando para si a responsabilidade ganhou uma agilidade muito eficiente cumprindo todos os prazos legais em tempo recorde. Foi um ganho muito grande para o Estado de Mato Grosso e país. É um grande feito e servirá de exemplo para outros Estados para tomar a mesma decisão”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Cresce número de passageiros no aeroporto de Rondonópolis; Alta Floresta tem queda

O aeroporto Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, registrou aumento...

Prefeitura no Nortão comprará mais de 10 novos veículos

O poder executivo em Feliz Natal (110 quilômetros de...
PUBLICIDADE