PUBLICIDADE

Governador sanciona lei que congela valores do Fethab em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O governador Mauro Mendes sancionou, ontem, a Lei nº 13.002/2025, que congela valores do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). A norma foi publicada em edição extra do Diário Oficial.

A lei altera a forma de cálculo da contribuição dos produtores rurais pelo Fethab. Atualmente, o valor do fundo é corrigido em janeiro e julho, conforme os valores vigentes da Unidade de Padrão Fiscal (UPF) para os respectivos meses. A UPF é atualizada mensalmente pelo governo e serve como indexador para diversos cálculos na área fiscal do Estado.

Com a nova regra, a correção da contribuição do Fethab cobrada entre janeiro e junho considerará o valor da UPF de janeiro do ano anterior; e, de julho a dezembro, o fundo estadual levará em consideração o valor da UPF de julho do ano anterior.

Excepcionalmente, neste ano, será considerado o valor da UPF vigente em janeiro de 2025 para todo o ano, independentemente do semestre em que a operação ocorrer.

O objetivo da lei é garantir maior previsibilidade ao setor produtivo, especialmente nas operações com commodities, cujos contratos são firmados com antecedência. A medida também busca evitar distorções nas contribuições em cenários de inflação elevada ou alta dos juros.

A nova lei tem efeito retroativo a 1º de julho deste ano, mas não autoriza restituição ou compensação de valores já pagos ou recolhidos anteriormente.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

UFMT também sai em defesa de docente que deixou evento após prefeito proibir linguagem neutra

A Universidade Federal de Mato Grosso manifestou hoje solidariedade...

STF condena mato-grossense por invasão em Brasília

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, por maioria, um...

Bombeiros confirmam seis incêndios em quatro cidades de Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso informou,...

Equipes da prefeitura analisam fissuras em estrutura de ponte em Cuiabá

Equipes das Secretarias de Mobilidade Urbana (Semob), de Obras...
PUBLICIDADE