quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Governador nega aumento de ICMS e diz que comerciante que fizer ‘joguinho’ pode dar com ‘burros n’água’

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: Tchelo Figueiredo/arquivo)

O governador Mauro Mendes (DEM) rebateu as declarações de comerciantes que justificam o aumento de preço dos produtos na elevação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em decorrência da minirreforma tributária aprovada no ano passado. Mauro negou que tenha aumentado o imposto, ressaltou que houve redução de incentivos fiscais, alguns criminosos e sugeriu que os empresários não façam “joguinho” porque o consumidor tem ferramentas para pesquisar preços e comprar fora de Mato Grosso usando a internet.

“Primeiro que há uma inverdade quando se diz que houve aumento de ICMS. Teve redução de incentivo fiscal. Vocês mesmo, os jornalistas, criticaram os incentivos fiscais concedidos em Mato Grosso. Então, estamos reduzindo os incentivos do comércio e, diga-se de passagem, já falamos isso claramente, alguns deles, foi confessado por um ex-governador [Silval Barbosa], que foi vendido a determinados setores aqui de Mato Grosso. Eu não vou manter incentivo fiscal que foi comercializado para determinados setores. Não é para todos, mas isso está lá na delação”, frisou Mauro Mendes.

O governador classificou a informação de que houve aumento de ICMS como “joguinho” dos empresários para justificar o aumento no preço dos produtos, mas lembrou que o mercado se autorregula e orientou os consumidores a procurarem os órgãos de controle, como Procon, quando sentirem que há abuso, e a pesquisarem e comprarem fora de Mato Grosso.

“Há sempre uma forma de as pessoas questionarem e espernearem, mas o mercado se autorregula. O governo tem seus órgãos de controle e qualquer abuso, o Procon poderá ser acionado. Mas isso é a própria regulação do consumidor. Esta conversa passa, o mercado é competitivo, as pessoas compram pela internet, compram fora do estado. Hoje o consumidor é muito sabido. Então, quem quiser fazer esse joguinho de aumento de preço pode dar com os burros n’água, porque o consumidor está muito esperto e é muito fácil pesquisar preços aqui em Mato Grosso e em todo Brasil”, concluiu.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE