PUBLICIDADE

Governador, ministro e empresa lançam obras da ferrovia Rondonópolis-Cuiabá-Lucas- Nova Mutum

PUBLICIDADE
Só Notícias (fotos: Mayke Toscano e Kacio Henrique)

O governador Mauro Mendes, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, o CEO da Rumo, Beto Abreu, prefeitos e parlamentares lançaram, esta manhã, as obras da primeira ferrovia estadual ligando Rondonópolis a Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, com 730 quilômetros de trilhos, em dois ramais, com investimentos de R$ 11 bilhões. A solenidade foi no terminal ferroviário da empresa, em Rondonópolis.

Abreu confirmou que as obras começaram “com as máquinas trabalhando para fazer o primeiro viaduto sobre a BR-163, fundamental para que a logística funcione nos primeiros 50 km. Teremos quatro frentes de obras”. A primeira frente é no trajeto Rondonópolis a Cuiabá. Até Lucas do Rio Verde a previsão é de conclusão em 2028. A ferrovia vai até a malha nacional, ligando ao Porto de Santos, e terá grande importância para o transporte da safra de Mato Grosso, de insumos, combustível, madeira e outras mercadorias. A Rumo prevê que a 1ª Ferrovia Estadual vai aumentar em quatro vezes a malha ferroviária do Estado.

Mauro Mendes, que liderou a articulação para a ferrovia ser criada, disse que essa é uma empreitada que altera a matriz logística de Mato Grosso, trazendo grande impacto positivo não apenas para o agronegócio, mas também para o dia-a-dia das pessoas. “A BR-163 está hoje estrangulada, é um grande gargalo logístico para os mato-grossenses. Mas, quando falamos em investimentos ferroviários, não estamos apenas cuidando da atividade econômica, da produção. Estamos cuidando das vidas das pessoas, das milhares de pessoas que passam por essa estrada e que terão muito mais segurança”, afirmou.

O ministro Marcelo Sampaio elogiou a liderança do governador Mauro Mendes para ser criada a ferrovia estadual “E é fruto do resultado do trabalho de um povo que não se furta a acreditar no país. É fundamental para fazer com que o Estado se  torne cada vez mais competitivo, mais eficiente”.

O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, disse que a ferrovia fomenta a logística da região que “não se pode mais suportar se viver com uma só forma de transporte no país”.

O prefeito de Nova Mutum, Leandro Felix, esteve na solenidade e avaliou que “ a ferrovia é uma conquista gigantesca para nosso Estado e município, que só foi possível pela inovação na legislação, que teve a atuação do governo do Estado e Assembleia Legislativa, com a aprovação de uma lei estadual. Por isso devemos muitos agradecimentos ao governo Mauro Mendes e deputados”, declarou.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE