O Centro de Tecnologia da Informação da Polícia Civil foi inaugurado, hoje, pelo governador Mauro Mendes. A unidade funciona na sede da Diretoria Polícia Civil, em Cuiabá, tem equipamentos modernos com maior capacidade de armazenamento de dados e servidores capacitados e também proporciona suporte para implantar o inquérito eletrônico e integração junto ao sistema do Poder Judiciário já existente, reunindo assim no mesmo ambiente físico todas as áreas de tecnologia da informação da Polícia Civil. O centro terá o sistema de cadastro de digitais, reconhecimento facial, central de intimações e gravação de oitivas, recursos estes que trarão como algumas das vantagens a segurança, agilidade e economia. A reestruturação e instalação do centro duraram cerca de três meses e após a plena adaptação a Polícia Civil entrega o ambiente totalmente pronto para funcionamento das atividades, com 38 profissionais das áreas técnicas e específicas.
O investimento inicial para reforma do espaço no prédio da diretoria e para aquisição de equipamentos modernos com maior capacidade de armazenamento de informações e contratação de servidores foi de R$ 4, milhões. O recurso veio do termo de ajustamento de conduta (TAC) assinado junto Ministério Público Estadual. O delegado geral, Mario Dermeval Aravechia de Resende, disse que o centro começou a “tomar corpo com visitas às Polícias Civis dos Distrito Federal de São Paulo e capitaneados por um investigador e um escrivão de polícia vimos que esse sonho era possível. Hoje temos um sistema caseiro, o Geia, que é referência nacional. O Tribunal de Justiça na eminência de usar o módulo criminal do PJE nos permitiu a realização de oficinas tecnológicas, no sentido de efetuarmos o encaixe do nosso sistema ao sistema deles”, explicou.
O secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamente, acrescentou que “o inquérito eletrônico, em que seremos o primeiro Estado do Brasil a fazer a integração com a PJE, do poder judiciário, onde o inquérito do seu nascedouro até sentença do processo na justiça, será todo digitalizado. Além de celeridade, a inovação traz grande economia, uma vez que para-se de trabalhar com papel, com transporte, garantindo mais confiança e agilidade nos processos”, disse.
O governador Mauro Mendes Ferreira enalteceu que a Polícia Civil está alinhada ao pensamento do governo que a tecnológia tem que ser a maior aliada para o crescimento do Estado, trazendo ganhos para todos. “O investimento em tecnologia traz maior eficiência aos trabalhos, uma vez que no ano que vem e nos próximos anos o nosso desafio será desburocratizar e simplificar e automatizar processos”, disse o governador.
A informação é da secretaria de Comunicação.