O governador Mauro Mendes vai a Lucas do Rio Verde, na terça-feira à tarde, na abertura do Show Safra BR-163, na Fundação Rio Verde (que organiza a feira), onde estão instaladas cerca de 250 empresas expositoras expondo e comercializando colheitadeiras, tratores, implementos, caminhões, produtos tecnológicos para o agronegócio e prestadores de serviços.
A prefeitura tem apoiado a realização do evento que também atrairá lideranças empresariais de diversos Estados que avaliarão opções de negócios e investimentos em Lucas do Rio Verde. “A nossa região é a mais importante produtora do Brasil e uma das maiores do mundo e claro que isso chama a atenção não só pelo que está produzindo mas pelo potencial de transformação da região, de crescimento de área plantada sem qualquer desmatamento, principalmente na transformação da área de pastagem em produção agrícola”, avaliou o prefeito Miguel Vaz.
A feira vai até dia 25 com palestras técnicas abordando avanços nas pesquisas da soja, milho e demais culturas. A primeira, a partir das 8h, será no painel Aprosoja, abordando as ‘experiências do manejo da cigarrinha do milho’. Às 10h, será abordada a ‘agricultura digital, como começar’. 13h, o assunto são as ‘oportunidades e desafios na cultura do algodão para altas produtividades’. Às 15h, o debate será sobre os ‘desafios de acesso ao crédito’, com palestra de especialista em crédito e risco.
No dia 23, tem o ‘painel do milho’. Pela manhã, uma indústria que produz a base de etanol apresentará panorama de suas atividades e projeção de compra de milho. Em seguida, o assunto é energia renovável e a partir das 13h, serão abordas as ‘perspectivas dos desafios atuais e futuros para o manejo na cultura do milho.
No dia 24, a partir das 8:30h, as palestras serão sobre pecuária, mercado da carne e questões sanitárias. No período da tarde, os debates serão sobre ‘os desafios diários na produção da soja; aspectos técnicos”. No último dia, 25, a programação tem fórum da agricultura familiar, e à tarde, o painel ‘potencializando a qualidade e produtividade da carne bovina através do melhoramento genético’.