quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Governador e embaixador do Irã debatem estratégias para MT vender mais produtos

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

O governador Mauro Mendes se reuniu, em Brasília, com o embaixador do Irã em Brasília, Hossein Gharibi, para fortalecer as relações comerciais de Mato Grosso. “O Irã já é um grande comprador das nossas commodities e tem grande potencial para ampliar essas compras. Do outro lado, temos muito interesse também em estabelecer relações comerciais comprando ureia, fertilizantes e outros produtos que eles produzem e tem preços bastante competitivos”, afirmou Mauro.

O Irã foi, ano passado, o maior comprador de milho do Brasil. Só de Mato Grosso foram embarcadas 27,7 milhões de toneladas, representando 62,5% do total exportado de todos os Estados que negociaram com os iranianos.

Mauro avaliou que o encontro foi muito positivo e ajudou a ampliar as relações comerciais já existentes com o país. Em setembro do ano passado, o embaixador Hossein já havia conversado com o governador, em Cuiabá, avaliando as possibilidades iniciais de ampliar o comércio entre as partes.

O ex-ministro da Agricultura e deputado federal Neri Geller esteve no encontro e expôs que, somente no primeiro semestre de 2019, o país comprou 5,2% do total de produtos exportados por Mato Grosso.  “Além de consumir os produtos mato-grossenses, o país também é um grande exportador de ureia, produto do qual somos um dos principais consumidores no Brasil. Então esse encontro na Embaixada do Irã é de extrema relevância para fortalecermos e avançarmos nos acordos bilaterais que permitam o desenvolvimento do nosso estado”, declarou.

O senador Carlos Fávaro e os secretários Mauro Carvalho (Casa Civil) e Rogério Gallo (Fazenda) também estiveram no encontro, informa a secretaria adjunta de Comunicação.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE