PUBLICIDADE

Governador de MT veta conselho diretor do Fethab

PUBLICIDADE

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PDT) vetou o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) no último dia 9 de junho que disciplinava o Conselho Diretor do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). Trata-se de um dos principais motivos que levaram a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) a ingressar com a ação que levou à judicialização do Fethab. Conforme consta no pedi- do que tramita na Justiça, as entidades pediam a implantação e realização de reuniões do conselho, conforme previsto no art. 9o do Decreto 2.649/2001.

A ação só foi proposta em março de 2014, depois das entidade terem protocolado 13 ofícios para o Governo de Mato Grosso, na gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), pedindo a aplicação da medida.

O projeto vetado foi apresentando pelo depuyado estadual José Domingos Fraga (PSD) em 2012, definindo que o Conselho fosse presidido pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Logística e que o colegiado fosse composto por 19 membros representantes do Governo, sindicatos e associações relacionadas com a destinação dos recursos oriundos do fundo, além de estabelecer a forma de deliberação do órgão.

No veto, o Governo aponta vício de iniciativa e inconstitucionalidade na proposta, uma vez que altera a estrutura do fundo, destaca a falta de paridade na composição apresentada e afirma que seria necessária a realização de audiências públicas para discutir o tema.

Autora da ação, a Aprosoja não quis se manifestar sobre o assunto. Presidente da Famato, Rui Prado (PSD), lembrou que já existe previsão legal para o conselho, tanto que a questão está sendo tratada pela Justiça, portanto, aguarda que o Judiciário tome seu posicionamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito sanciona lei que proíbe bebidas alcoólicas em festas escolares em Cuiabá

Em cerimônia realizada hoje, no Palácio Alencastro, o prefeito...

Vereadores e empresários discutem aumento de atestados médicos em Nova Mutum

O presidente da câmara de Nova Mutum, Lucas Badan...

Vereadores destinam mais de R$ 20 milhões em emendas para entidades em Sinop

A câmara de Sinop aprovou esta noite 441 emendas...
PUBLICIDADE