PUBLICIDADE

Governador confirma redução de 30% no Fethab na pecuária de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O governador Mauro Mendes vai enviar à Assembleia Legislativa, nos próximos dias, projeto de lei baixando 30% o valor pago pelos pecuaristas no chamado ‘Fethab da vaca’ que é a contribuição do Fundo Estadual de Transporte e Habitação relativa ao abate das vacas. A decisão foi tomada esta tarde por governador Mauro Mendes, deputados estaduais e representantes do setor pecuário. O projeto foi articulado pelo líder do Governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco, e será votado por todos os deputados.

“Essa proposta é um reconhecimento ao estudo técnico que comprovou a diferença de mercado entre os bois e as vacas. Não era justo que o pecuarista pagasse o mesmo valor do Fethab para os dois e, por isso, estamos propondo um abatimento de 30%, desde que o abate tenha sido feito dentro do Estado”, decidiu governador.

Dilmar explicou que a medida faz justiça à realidade vivida pelo setor, pois as fêmeas costumam ter cerca de 30% menos pesos de carcaça, o que reduz o valor de venda.   “O macho e a fêmea tinham o mesmo preço de mercado na hora de cobrar o Fethab. Agora acabamos com essa desigualdade. É uma conquista histórica para todo o setor e para Mato Grosso, já que temos o maior rebanho do país”, pontuou. 

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain lembrou que essa é uma demanda antiga da pecuária mato-grossense. “Essa proposta corrige uma distorção de duas décadas que a gente vinha mostrando a outros governos. Tivemos agora a sensibilidade do governador Mauro Mendes em fazer essa redução, que está promovendo justiça com o setor”, declarou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, os deputados Valmir Moretto, Julio Campos, Eduardo Botelho e Carlos Avallone, o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, o presidente da Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), Oswaldo Pereira Junior, o 2ª vice-presidente da Famato, Amarildo Merotti também participaram da reunião com Mauro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Concluído lançamento de vigas para obras de complexo viário no Mato Grosso

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) informou,...

Avança projeto de deputado de MT que condiciona desapropriação para reforma agrária

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural...

Justiça aprova criação de nova zona eleitoral em Sinop

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso...
PUBLICIDADE