O governo de Mato Grosso autorizou, hoje, em Juara (300 km de Sinop), o início do processo para que a secretaria de Estado de Educação realize a licitação destinada à construção da nova sede da escola estadual da Polícia Militar Tiradentes Cabo Israel Wesley Prado de Almeida. Com investimento estimado em R$ 14,7 milhões, a unidade, que atualmente atende 563 estudantes, passará por uma ampliação que permitirá elevar a capacidade para 1,5 mil alunos.
“Essa escola vai funcionar na parceria da secretaria de Educação com a secretaria de Ciência e Tecnologia, fornecendo durante o dia ensino regular e ensino médio para os alunos à noite”, disse o governador Mauro Mendes. Segundo ele, esses alunos têm acesso a cursos de qualificação profissional, que é uma oportunidade para que eles possam não só terminar o segundo grau, mas também sair com a profissão, com a qualificação e entrar diretamente no mercado de trabalho.
“É uma forma de otimizar o bom uso do equipamento público que o governo está fazendo em praticamente todas as nossas unidades. Foram décadas de gente prometendo essa obra, mas nós pegamos, retomamos e entregamos com a qualidade que os alunos e profissionais merecem”, completou Mauro Mendes.
Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a nova escola representa um salto de qualidade na rede e no atendimento às famílias. “Estamos falando de um investimento robusto, que não é apenas obra física, mas garantia de dignidade, segurança e melhores condições de aprendizagem. Juara cresce, a demanda aumenta, e a nossa obrigação é entregar uma estrutura à altura do futuro desses estudantes”, avaliou.
Alan Porto destacou ainda que a ampliação reforça uma estratégia de planejamento para acompanhar a evolução da matrícula e diversificar as modalidades de ensino no município. “Juara tem uma rede estadual diversa, com escolas indígenas, do campo, regulares, tempo integral e cívico-militar. A construção da nova sede da escola militar se soma a esse conjunto e fortalece a capacidade do Estado de atender com qualidade, ampliando oportunidades e valorizando cada comunidade escolar”, completou o secretário.
Atualmente, Juara conta com 12 escolas estaduais, que atendem 3.583 alunos. Do total, quatro são unidades indígenas, duas são escolas do campo, três ofertam ensino regular, além de uma cívico-militar, uma de tempo integral e a escola militar que será contemplada com nova estrutura.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


