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Governador vai a Nova Mutum assinar ordem para duplicar BR-163 até Posto Gil

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Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria)

O governador Mauro Mendes vai assinar, em Mutum, no próximo dia 26, a ordem de serviço para iniciar a duplicação da BR-163, primeira grande obra a ser feita pela Nova Rota Oeste, que passou a ser gerida pela MT Par, do governo. O primeiro trecho tem 80 quilômetros e fica entre Nova Mutum e o posto Gil. A previsão é que pelo menos 30 quilômetros sejam entregues este ano.

A confirmação da ordem de serviço foi feita pelo Palácio Paiaguás, ao prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix, que, junto com outros prefeitos da região, vinha, nos últimos anos, cobrando providências para retomada das obras.

“Estamos muito felizes com esta notícia confirmada pelo presidente do Conselho Administrativo da Concessionária Rota do Oeste. Já tínhamos este compromisso do governador Mauro Mendes e agora já temos data confirmada para o início da duplicação desse trecho tão importante para o desenvolvimento do Estado, mas que infelizmente já ceifou muitas vidas”, disse Leandro, ao Só Notícias.

A troca do controle acionário da Concessionária Rota do Oeste (CRO), que passou para a MT PAR, empresa de capital misto no estado do Mato Grosso, ocorreu há cerca de um mês. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a medida já apresenta resultados visíveis na reestruturação da BR-163, por meio de ações de recuperação asfáltica e da reciclagem estrutural, incluindo a renovação da sinalização de segurança por toda a rodovia.

Na semana passada, uma equipe técnica esteve no local e, segundo a ANTT, pôde observar as melhorias que estavam sendo realizadas na rodovia que tem grande relevância para o escoamento da produção de grãos do país. De acordo com a agência, diversas frentes de obras já estão em operação em vários trechos da rodovia. Serão 442 quilômetros recuperados em até um ano.

A Agência ressalta que, para minimizar os gargalos na região, o objetivo é que a concessionária entregue a duplicação de 36 quilômetros ainda este ano e 442 quilômetros até o final do projeto. Entre as melhorias previstas ainda estão a implantação de oito passarelas e cerca de seis estruturas do sistema de atendimento ao usuário.

O investimento previsto no projeto é de R$ 1,6 bilhão e deve ser implementado em sete anos, e será aplicado também na construção de 26 quilômetros de vias marginais, na instalação de 450 câmeras de segurança CFTV e 850 quilômetros de fibra óptica. A ANTT informou que o cronograma da MT PAR está adiantado e a empresa espera entregar todas as obras o mais rápido possível.

No início de 2022, o Governo de Mato Grosso apresentou a proposta de assumir a rodovia, a fim de garantir a execução dos investimentos. A implementação da iniciativa teve início no mês de outubro, após aval da ANTT e do Tribunal de Contas da União (TCU). À época, a Agência e a Rota do Oeste assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), dando início ao processo.

A troca do controle acionário da concessionária envolveu a compra da concessão, pelo valor de R$ 1, e a quitação de parte das dívidas contraídas pela empresa, na ordem de R$ 920 milhões. Após negociação com bancos credores, o Governo de Mato Grosso acordou o pagamento de R$ 450 milhões.

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