O governador Pedro Taques anunciou aumento de repasse para a saúde e cooperação para uma nova forma de gestão das escolas públicas durante visita a região médio-norte. Hoje, ele e a caravana Transforma Mato Grosso visitaram mais três municípios: Nova Marilândia, Nortelândia e Alto Paraguai.
Em Nova Marilândia, o governador soltou os primeiros alevinos de um projeto que atende os pequenos produtores da cidade. Em seguida, vistoriou a nova escola que está sendo construída na cidade e anunciou que o Estado firmará um termo de cooperação com o município para fazer a gestão compartilhada das unidades educacionais municipais e estaduais.
Em seguida, Taques visitou a escola 1º de Março, onde fez o compromisso de climatizar a unidade. Aos alunos, o governador falou sobre a necessidade de estudar com seriedade e responsabilidade, tendo em vista que o futuro da sociedade está nas mãos das crianças que hoje estão na sala de aula.
A visita foi acompanhada do prefeito da cidade, Wener Santos e do suplente de senador, José Aparecido dos Santos.
A segunda parada da comitiva foi em Nortelândia. Logo na chegada, Taques foi a Escola Estadual Olégario Moreira Barros, conversou novamente com os professores, recebeu pedidos e fez apelo por um pacto pela transformação da educação em Mato Grosso.
Taques também visitou a escola Julio Praxede Duarte, com um dos maiores Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) em escola pública de Mato Grosso. Apesar da estrutura precária, o projeto pedagógico que atende 400 alunos ganhou destaque. O governador afirmou que o Estado vai buscar uma forma de poder ajudar a melhorar a infraestrutura da unidade escolar.
Na saúde, o governador fez um compromisso de destinar R$ 100 mil por mês para o Hospital Municipal Nossa Senhora de Santana, atualmente o repasse é de R$ 80 mil mensais. Além disso, o governador anúncio retomada de convênios que estavam parados.
No Início da noite o governador chegou a Alto Paraguai e fez o compromisso de concluir a Rodovia do Peixe, que liga o município a BR-163, antigo caminho que levava à Cuiabá. “Nós ficamos felizes em saber que Alto Paraguai está inserida neste grande projeto de transformação de Mato Grosso, agradecemos a atenção que o governo tem nos dado”, disse o prefeito Adair José Alves Moreira.
Taques também assinou termo de compromisso para a construção e reforma de três praças e implantação de novo reservatório para abastecimento de água do bairro Paraguai.