quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

Gilmar Mendes e Leitão prestigiam lançamento de livro sobre Dante de Oliveira

PUBLICIDADE

O escritor e professor da UNB (Universidade de Brasília), Paulo Krame, lançou, nesta sexta-feira, em Brasília, o livro ‘Dante de Oliveira”, sobre a história de vida do político mato-grossense que foi o responsável pelas ‘Diretas Já”. O ministro do STF Gilmar Mendes, que é de Mato Grosso,  o deputado federal Nilson Leitão, presidente do PSDB e que foi um dos principais amigos e aigos de Dante, participaram da solenidade além de Thelma de Oliveira e demais parlamentares. 

Representando Mato Grosso como deputado federal na legislatura de 1983 a 1986, a presença de Dante de Oliveira na Câmara foi marcante e o eternizou como político atuante nas causas populares. Assumindo grandes debates, Dante de Oliveira foi o autor da Proposta de Emenda à Constituição sobre a retomada das eleições diretas para presidente e vice-presidente da República.

No livro é possível encontrar registros históricos de discursos proferidos por Dante de Oliveira contra a ditadura e o governo da época, além de pronunciamentos em defesa da democracia, fotos e relatos de pessoas que viveram histórias ao lado desse contundente político. Dante, além de deputado, foi ministro no Governo Sarney, prefeito da capital e governador de Mato Grosso.

Leitão considera que Dante é um exemplo de político honrado, influente e atuante. “Eu sou um admirador desse incrível homem que teve a oportunidade de lutar pelo desenvolvimento de um estado brasileiro e a iniciativa de defender os direito do povo brasileiro a democracia” declarou em seu discurso. “É a oportunidade para que os jovens possam conhecer um pouco mais sobre esse político sensacional que mudou a história do nosso país. Não puderam viver esse marco, mas podem ler e aprender”, acrescentou, sobre a obra de Paulo Krame. “O Dante ainda continua sendo meu guia político, em quem eu me inspiro para fazer o melhor trabalho possível!”, relata Nilson Leitão.

Dante de Oliveira faleceu em 2006, de pneumonia com quadro agravado pelo diabetes.

Gilmar Mendes, Thelma Oliveira, Nilson Leitão e Paulo Frae (foto: assessoria)

Dante de Oliveira (foto: Só Notícias/arquivo)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE