quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Gerente Ibama Sinop reúne-se com lideranças e explica retomada do atendimento

PUBLICIDADE

Prefeitos, vereadores, empresários, presidentes de sindicatos e associações, estiveram reunidos nesta manhã com o gerente do Ibama em Sinop, José Geraldo Araujo e a equipe técnica. Eles informaram as lideranças políticas e empresariais como será o trabalho do órgão a partir de hoje com a suspensão da greve. Grande parte das madeireiras estava com atividades paralisadas devido a falta de ATPFs – Autorizações para Transporte de Produtos Florestais- cuja emissão estava suspensa desde a Operação Curupira, no mês passado.

O coordenador do IBAMA de Sinop, José Geraldo Araújo, disse que, a partir de hoje, já estão sendo liberadas as ATPFs e os projetos de manejo para as madeireiras que estiverem dentro da legalidade. “Aquelas empresas que estão dentro da legalidade serão atendidas, aquelas que não estiverem dentro da legislação estadual, não podem ser atendidas” disse. Em Sinop, conforme Só Notícias já informou, são 71 indústrias que atendem todoas as exigências para conseguir as ATPFs. Muitas empresas não possuem a Licença Operacional, emitida pela antiga FEMA – Fundação Estadual de Meio Ambiente, atual SEMA, e relatam que não é obrigação do Ibama resolver esse problema, e sim das próprias empresas.

Araújo informou ainda que cerca de 400 empresas fizeram o recadastramento até agora, e dessas, apenas 71 estão com a documentação em dia. Mas acredita que até semana que vem, muitas outras poderão se regularizar e receber as ATPFs para continuar seus trabalhos.

O coordenador afirma que a gerência em Sinop funciona com precariedade e que uma das maiores necessidades é reforçar o quadro de servidores. Atualmente são 24 e mais dois estão sendo contratados, mas, no mínimo, seriam necessários mais 5 pessoas para agilizar os trabalhos.
Ele ressaltou que até semana as atividades no Ibama volta ao normal.
“As ATPFs já estão sendo liberadas para as empresas que estão regulares e, até semana que vem, esperamos que todos os processos de atendimentos estejam normalizados”, concluiu.

Participaram do encontro os prefeitos de Sinop, Nilson Leitão, de Feliz Natal, Manuel Messias Salles, de Santa Carmem, Rudimar Camassola, de Itaúba, Levino Heller (foto), o presidente do Sindusmad, Jaldes Langer, o diretor da Fiemt, Sidnei Bellincanta, o presidente do Siticom, Vilmar Galvão, da CDL, Afonso Teschima Jr, da ACIS, Luiz Otavio de Carvalho, vereadores e demais lideranças.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE