O prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), e o secretário Mauri Rodrigues Lima, receberam, esta manhã, generais do Comando Militar Oeste, sediado em Campo Grande (MS), para tratar sobre a instalação do Exército, no município. O comandantes, general João Francisco Ferreira, e da 9ª Região Militar, general Antônio Maxwell de Oliveira Eufrásio, entregaram ao prefeito uma cópia da portaria 301, do Exército Brasileiro, de 8 de maio deste ano, que autoriza o Exército a receber doação da prefeitura o terreno para a construir a vila militar (onde residirão oficiasi) e do quartel, em Sinop.
A área administrativa ocupará 68 hectares, nas proximidades do aeroporto municipal em um terreno doado pela prefeitura. Além do quartel, também será construída uma vila militar em um espaço de 24 hectares, nas imediações da Embrapa. Segundo levantamento preliminar do Exército, a unidade terá cerca de 800 oficiais, informa a assessoria.
Atualmente, as organizações do Exército, em Mato Grosso, são compostas por: Companhia de Comando da 13ª Brigada da Infantaria Motorizada (Cuiabá), Comando da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada (Cuiabá), 44º Batalhão de Infantaria Motorizado (Cuiabá), 13º Pelotão de Polícia do Exército (Cuiabá), 9º Batalhão de Engenharia de Construção (Cuiabá), 18º Grupo de Artilharia de Campanha (Rondonópolis), 2º Batalhão de Fronteira (Cáceres), Tiro-de-Guerra de Alta Floresta, Tiro-de-Guerra de Sinop, Tiro-de-Guerra de Colíder, Tiro-de-Guerra de Juína, Tiro-de-Guerra de Juara, Tiro-de-Guerra de Tangará da Serra. Também existem no Estado nove unidades de Delegacia Militar.
As articulações para instalação do quartel em Sinop iniciaram ano passado.