O candidato à Prefeitura de Vera pelo PP, Nilso Vigolo, sai na frente na disputa com o atual prefeito da cidade, candidato à reeleição, Moacir Giacomelli (PR). Conforme o resultado da primeira rodada de pesquisa do Instituto Gazeta Dados em Vera, Vigolo tem 42% na sondagem estimulada, enquanto Giacomelli aparece com 39%.
Considerando-se que a margem de erro é de 4,5% para mais ou para menos, os dois candidatos estão em situação de empate técnico, mas Vigolo tem vantagem porque não há possibilidade de segundo turno no município.
Nenhum dos entrevistados na pesquisa optou por votar nulo ou em branco e os indecisos ainda são 19%, indicando uma eleição acirrada no município.
Ao apontar espontaneamente o nome de seu candidato preferido, a vantagem de Vigolo aumenta e ele se distancia 6 pontos de seu adversário. Na espontânea, ele totaliza 43% dos votos enquanto Giacomelli conta com 37%.
Nesta modalidade, o número dos indecisos também apresenta crescimento, chegando a 20% dos entrevistados. Assim como na estimulada, votos brancos e nulos não foram mencionados.
Rejeição
Questionados em qual candidato não votariam, a opinião dos eleitores também se divide. O atual prefeito acumula o maior índice de rejeição, com 37%, mas não muito distante de seu adversário, rejeitado por 33% dos entrevistados.
Apenas 1% do eleitorado de Vera disse que não rejeita nenhum dos concorrentes ao Executivo Municipal e outros 29% se mostraram indecisos nesse quesito.
Pesquisa
Registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00365/2012, a primeira rodada do Instituto Gazeta Dados em Vera ouviu 300 pessoas entre os dias 22 e 23 de setembro e tem margem de erro de 4,5% para mais ou para menos.
Aplicando o método Survey, os pesquisadores entrevistaram uma amostra representativa do eleitorado com um questionário padronizado.
As pessoas foram entrevistadas em 9 localidades do município, sendo 3% delas moradoras da zona rural. A maioria dos ouvidos, 53%, é do sexo masculino.
Para a amostra foram selecionados eleitores com idade a partir de 16 anos, sendo que a faixa etária com maior participação é daqueles que já passam dos 45, representados por 35% dos entrevistados.
Do público pesquisado, 71% contam com renda familiar mensal inferior a 5 salários mínimos. Somente 3% chegaram ao ensino superior e 12% são analfabetos.
Em relação à ocupação, 35% trabalham por conta própria, 25% são funcionários de empresas privadas e 4% servidores públicos.