PUBLICIDADE

Gazeta: Blairo lidera com folga para o Senado em Rondonópolis

PUBLICIDADE

Nas 2 vagas disponíveis nas eleições de outubro para o Senado, o ex-governador Blairo Maggi (PR) dispara nas intenções de voto em Rondonópolis. O republicano abocanha 78% da preferência dos entrevistados do Gazeta Dados, no levantamento feito entre os dias 28 e 30 de agosto. A pesquisa mostra o candidato petista Carlos Abicalil em 2º lugar com 26% das indicações. O tucano Antero Paes de Barros obteve 21%, ficando na 3ª colocação, seguido pelo ex-procurador da República, Pedro Taques (PDT) com 18%. O Procurador Mauro (PSOL) surge com 2%; Jorge Yanai (DEM) e Naildo Lopes (PV), 1% cada.

A amostragem de Rondonópolis apresenta um diferencial em relação às 3 primeiras rodadas das pesquisas realizadas pelo Instituto no Estado, Cuiabá e Várzea Grande. Tanto na Estadual quanto na Capital e na Cidade Industrial, o candidato Antero apareceu na 2ª posição e agora tem Abicalil a sua frente. A reação do petista pode ser um reflexo da visita da presidenciável Dilma Roussef (PT) ao município, 2 dias antes da pesquisa. Em carreata, a ex-ministra percorreu as ruas da cidade, pedindo votos para Maggi e ao colega de partido, atualmente deputado federal Carlos Abicalil.

Uma outra alteração no reduto de Blairo Maggi é a pontuação de Taques que, mesmo se mantendo no 4º lugar, aparece com 18%, encostado em Antero que, por sua vez, considerando a margem de erro de 4%, também se aproxima de Abicalil. Se depender do resultado desta pesquisa no 3º maior colégio eleitoral de Mato Grosso, a corrida pela 2ª vaga ao Senado será bastante acirrada e talvez decidida às vésperas do pleito ou na hora do voto.

Os 2 votos – O Gazeta Dados fez simulações em relação à escolha do eleitorado sobre as 2 vagas ao Senado. Na modalidade estimulada, Maggi surge com 67% das opções para o 1º voto, o que praticamente consolida sua vitória. Para o 2º, apenas 9% declararam optar por ele. Os percentuais são bastante desproporcionais, tornando impossível qualquer análise neste momento.

Pedro Taques se sai bem no 1º voto, com um percentual de 7% contra 4% obtidos tanto pelo candidato petista quanto Antero. Como alternativa de 2º, o ex-procurador chega a 11%. Abicalil vai a 22% e o tucano a 17%.

O Procurador Mauro fica com 1%, enquanto Yanai e Naildo zero por cento. Na 2ª opção, Mauro mantém os mesmos 1%. Yanai e Naildo repetem 1%. Indecisos variam de 8% a 22% e brancos e nulos de 9% a 16%, respectivamente para o 1º e 2º voto.

Rejeição – Em 2006, quando foi eleito governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, teve 58.307 mil votos e levou em 1º turno. Maggi, na condição de 1º lugar na corrida pelo Senado, está entre os candidato menos rejeitado em Rondonópolis, com 5%.

Na frente dele, aparecem o Procurador Mauro com 4% , Naildo com 3% e Yanai com 1%. Antero obteve 14%, Abicalil 9% e Taques 7%. Indecisos atingem 29% e brancos e nulos, 28%.

Também na pesquisa ao Senado, o TRE/MT registrou a sondagem sob o número 32 196/2010, feita com 400 entrevistados em 38 bairros de Rondonópolis, divididos em 2 regiões – urbana e rural. A maioria dos eleitores do município são do sexo feminino com 51% e 49% do sexo masculino; 32% têm acima de 45 anos; 63% possuem o ensino fundamental e 75% recebem até 5 salários mínimos por mês.

Presidente – A pesquisa do Instituto Gazeta Dados, que tem por objetivo de informar leitores, telespectadores e ouvintes das empresas do Grupo Gazeta de Comunicação, avaliou também a preferência do eleitorado de Rondonópolis na disputa pela presidência da República.

Na modalidade estimulada, se as eleições fossem hoje, a candidata Dilma Roussef, do PT, teria 60% da preferência dos eleitores. José Serra, do PSDB, aparece com 22% das intenções de voto e Marina Silva, do PV, com 6%.

Os candidatos Zé Maria, do PSTU, Rui Costa Pimenta, do PCO, Plínio Arruda Sampaio, do PSOL e Ivan Pinheiro, do PCB, não pontuaram na pesquisa. Dez por cento se declararam indecidos e 2% manifestaram intenção de anular ou votar em branco.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso sob o número 32.196/2010.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE