Uma quadrilha especializada em arrombamento de caixas eletrônicos foi presa, hoje, em São Luís e Peritor (MA), após investigação articulada pelos Grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão e do Ministério Público de Mato Grosso. A prisão de sete assaltantes foi quando tentavam arrombar um caixa eletrônico em um posto de combustível na avenida Guajajaras, em São Luís. Os outros dois foram presos em Peritoró. O MP informou que foram presos Osmar Rodrigues Languer, Cláudio Henrique Araújo Monteiro, Ronald Kerles Martins Lima, José Augusto Tavares Pereira, Sérgio Costa Matos, Edmilson de Jesus Muniz Souza, Marcélio Veras Rodrigues e Jailson Nonato Araújo.
O monitoramento dos acusados foi iniciado após comunicação do Ministério Público de Mato Grosso ao MP maranhense, em um ação coordenada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas. Em seguida, as informações foram repassadas à Secretaria de Segurança Pública, por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC).
O coordenador do Gaeco de Mato Grosso, procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, reafirma a importância da união entre os Gaecos de todo o Brasil para um maior fortalecimento de suas estruturas. O procurador também defende "a criação de um banco de dados nacional com a relação de criminosos envolvidos em organizações criminosas. Agindo dessa forma poderemos traçar uma ação efetiva em combate ao crime organizado", afirmou Prado.