O Grupo de Atuação Contra o Crime Organizado (Gaeco) apreendeu um avião PT-KNL modelo PA-28R-200, de propriedade do ex-deputado federal Pedro Henry (PP), condenado no processo do Mensalão, a 7 anos 2 meses prisão, pena que é cumprida em casa, em Cuiabá. A ação integra as investigações de suposta fraude em serviços aéreos prestados por empresas às secretarias de Mato Grosso, que resultou na Operação Overbook, semana passada, em Cuiabá e Várzea Grande. Ele declarou à Justiça Eleitoral em 2010, que a aeronave está avaliada em R$ 55 mil.
De acordo com G1, as investigações apontaram indícios de fraudes em licitações e pagamentos pelos serviços de duas empresas de transporte aéreo às secretarias de Mato Grosso, nos anos de 2013 e 2014, durante a gestão do ex-governador Silval Barbosa.
Conforme a reportagem, o Ministério Público Estadual apontou ainda que a fraude teria supostamente desviado R$ 8 milhões dos cofres públicos, entretanto, não foi revelado quais secretarias teriam contratos com as empresas alvo da operação. As investigações tiveram início em março deste ano e, no decorrer da apuração, foram identificados indícios de direcionamento para que uma empresa vencesse uma licitação para prestar o serviço ao estado. Os pagamentos teriam sido feitos de forma extraordinária, segundo apontam as investigações.
Outro lado
A defesa confirmou que o avião está registrado no nome de Pedro Henry, mas que era utilizado por outra pessoa para voos particulares. Também informou que há dois anos a justiça determinou o bloqueio dos bens de Henry e, por isso, a aeronave não poderia ser usada comercialmente e vai apresentar as informações sobre o assunto às autoridades.
(Atualizada às 21:32hs)