domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Futuro secretário quer reformular Educação e priorizar formação de professores para melhor qualidade

PUBLICIDADE

Priorizar o pedagógico e também a formação dos professores já são duas das ações definidas pelo  novo secretário estadual de Educação, Permínio Pinto, no governo de Pedro Taques (PDT), a partir de janeiro. Participando das ações relativas a transição, ele explicou em entrevista ao Só Notícias, que já identificou algumas das demandas em Mato Grosso. “Vamos mudar a realidade de hoje e focar mais no aluno”, afirmou.

Permínio relatou ter constatado que, atualmente, têm sido priorizadas as atividades meio, intermediárias no processo ensino-aprendizagem no âmbito escolar, como operações relativas a direção de uma escola, por exemplo. “Não é que não sejam importantes, mas nós vamos priorizar o pedagógico, o aluno. Também vamos atuar na reforma das linhas de trabalho dos Centros de Formações dos Professores (Cefrapros), porque hoje, estão com as ações praticamente desviadas também para as atividades-meio”.

O novo gestor ainda falou e mqualificar os gastos públicos no setor. “Eu vejo que há muitas obras acontecendo, porém, não tem gestão em cima, acompanhamento, cobrança. A rede é grande, precisa ter essa gestão”, disse, ao complementar: “outro ponto primário é desmontar o aparelhamento partidário da gestão, partidarizaram, aí as coisas não acontecem, foram se formando núcleos dentro da instituição, e cada um reponde por setores”.

Nesse contexto, o secretário citou estruturas de escolas, principalmente do interior, das quais disse ter conhecimento que algumas não terão condições de receber alunos já ano que vem. “A partir de segunda-feira (hoje) vão começar reuniões com diversos setores da secretaria […] Vou me reunir com equipe de infraestrutura de escolas, ver diagnósticos. Hoje há número elevado de obras, mas informações detalhas vou ter só na reunião. Soube de relato de escolas sem condições para próximo ano, o que vai exigir de nós uma força tarefa para cuidar”.

Em relação à questão salarial dos professores, Permínio disse que há acordo feito pelo atual governo até 2023, mas ressaltou abertura para o diálogo e espera manter bom relacionamento com sindicato da classe, que disse ser forte. “Desejo estabelecer diálogo com profissionais, o Sintep, sindicato forte deles, que os representa. Temos uma boa relação com a entidade, já fui secretário de Educação de Cuiabá. […] Em virtude de grande greve em 2014, o governo já acordou questão salarial até 2023, há inclusive legislação, com reajuste anual data base maio. valores percentuais definidos a cada ano, valores fixos mais variação NPC”.

O novo titular finalizou falando e aproximação da sociedade. “Muito importante que nós, nesse momento reestabeleçamos uma relação com a sociedade e prefeituras. Vejo a gestão educacional do Estado muito distante da sociedade, virada de contas, não se faz educação, se leva informação, se não tiver participação da família. Queremos participação mais direta com municípios, vamos fazer educação pública, não vai ser apenas uma rede estadual” .                           

Permínio já foi vereador em Cuiabá e é tesoureiro estadual do PSDB.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso e mais 3 Estados irão fechar 2024 no ‘azul’, aponta federação

Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio...

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE