PUBLICIDADE

Fusão de PL, Prona e PTdoB cria o Partido Republicano

PUBLICIDADE

O PL, o Prona e o PTdoB decidiram hoje (24) fundir-se em uma única legenda, o Partido Republicano (PR). O objetivo é somar as votações dos três partidos para ultrapassar a cláusula de barreira. A convenção nacional das três legendas será realizada na quinta-feira (26), na sede do PL em Brasília. No evento, deverão ser aprovados o estatuto e o programa do novo partido.

O Partido Republicano terá 26 deputados federais e três senadores. O PL tinha 23 deputados e os três senadores. O Prona tem dois deputados, e o PTdoB, um deputado. “A convenção será meramente administrativa e visa formalizar a fusão, já que a negociação entre as três legendas vem sendo feita há mais de 20 dias e envolveu presidentes e lideranças dos partidos”, disse o líder do PL, deputado Luciano Castro (RR).

Com a fusão, o novo partido ultrapassa a cláusula de barreira, que entrará em vigor em 2007, e terá direito a liderança partidária, fundo partidário e horário gratuito de propaganda no rádio e na televisão. A cláusula de barreira, segundo a lei 9697/95, estabelece que só terá direito a esses benefícios o partido que conseguir 5% ou mais de votos em nove estados, para a Câmara dos Deputados, e no mínimo 2% dos votos em nove estados. Na última eleição, nenhum dos três partidos alcançou esse percentual.

Segundo Luciano Castro, o PR cumprirá todas as exigências da lei no processo de fusão: “Faremos a convenção e encaminharemos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a documentação para o registro da nova sigla, que manterá o número 22 do PL. Caberá ao TSE homogar ou não essa fusão. Temos a certeza de que os aprtidos estão todos regulares, e a fusão é coisa normal. Demora um ou dois meses. Mas temos certeza que o Partido Republicano será aprovado pelo TSE”, afirmou Castro.

Segundo o líder do PL, até a homologação da nova sigla partidária pelo TSE, os três partidos continuarão existindo na Câmara com as atuais siglas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE