quarta-feira, 22/maio/2024
PUBLICIDADE

Furlan participa de debate sobre Reforma da Educação Superior

PUBLICIDADE

O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, e diretor-tesoureiro da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Alexandre Furlan, irá participar no próximo dia 31 de agosto do Fórum de Avaliação Anteprojeto de Lei da Reforma da Educação Superior. O Fórum está sendo realizado pela CNI em parceria com o jornal Correio Braziliense. A exposição do Anteprojeto de Lei será feita pelo secretário da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (MEC), Ronaldo Mota, e os temas específicos serão debatidos por quatro grupos de trabalho, que abordarão temas como engenharias e pesquisa; financiamento; universalização e regionalização; autonomia, gestão e avaliação. Alexandre Furlan coordenará o grupo de trabalho 4, que irá debater questões relativas à Autonomia, Gestão e Avaliação.

Segundo Furlan, a participação da representação industrial brasileira nessa discussão já ocorre desde o ano passado, sendo que a CNI já apresentou oficialmente suas considerações sobre do tema. “A experiência do Sesi e Senai no campo da educação continuada e profissional é algo que nos credencia a participar do processo de construção de um sistema de educação superior que possa sobrepujar a fragmentação atualmente verificada e busque estabelecer, de forma clara e consistente, o papel do estado na avaliação e supervisão de um sistema público/privado tão heterogêneo; o nível de alcance desejado para que se cumpram às funções de pesquisa aplicada e pós-graduação; a estratégia das universidades para produzir conhecimentos científicos e tecnológicos para uma nação que deseja ser soberana e internacionalmente capaz”.

Furlan também destaca que pretende mostrar ao Grupo de Discussão do qual participará, a importância de se ter “valores empresariais” associados às mudanças, tais como utilização da estrutura de forma adequada, estabelecer de forma clara indicadores de desempenho, critérios de avaliação consistentes e principalmente, profissionalização da gestão de forma a utilizar mecanismos modernos de boas práticas de gestão e controle.

O Fórum de Avaliação do Anteprojeto de Lei da Reforma da Educação Superior será realizado no dia 31 de agosto, no Auditório Fábio Motta, na sede da CNI, em Brasília.

Participarão da cerimônia de abertura o presidente da CNI, deputado Armando Monteiro Neto, o presidente do Correio Braziliense, Álvaro Teixeira da Costa, o presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, deputado Paulo Delgado, o presidente da Comissão de Educação do Senado Federal, senador Gerson Camata e o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Após as apresentações dos Grupos de Trabalho será redigido um relato das discussões e serão apresentadas as conclusões.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE