O estudo de viabilidade da ferrovia interligando Mato Grosso e Pará pode ser financiado com recursos do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO). Idealizada pelo deputado estadual José Riva (PSD), a proposta de ferrovia precisa neste momento do estudo de viabilidade e a intenção é que este seja financiado com recursos do fundo, que teve a lei regulamentada recentemente pelo governo federal.
Outra necessidade e que já começou a ser trabalhada, é a inclusão da ferrovia no Plano Nacional Ferroviário. O diretor de implementação de programas e de gestão de fundos da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Cléber Ávila, sinalizou positivamente para o estudo de viabilidade da ferrovia ser financiada com recursos do FDCO.
"A ferrovia MT-PA é a nova oportunidade de escoamento da nossa produção, principalmente favorecendo uma região que até pouco tempo atrás, era carente de infraestrutura e logística. Temos priorizado a recepção de projetos voltados em infraestrutura, principalmente no modal ferroviário. Então, vemos com bons olhos e com perspectiva positiva inclusive em ser parceira no financiamento dessa ferrovia.
Após a inclusão do projeto no programa nacional de logística de transporte, elaborado pelo ministério, a Sudeco pode mergulhar nessa proposta do deputado Riva", afirmou. Como o FDCO é um fundo exclusivo para projetos de infraestrutura e logística, as propostas deverão ser apresentadas na Sudeco, pela iniciativa privada.
A superintendência do órgão do governo federal analisará as propostas e as validadas serão encaminhadas para os bancos credenciados: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Com recursos previstos na ordem de R$ 1,4 bilhões, o FDCO pode financiar o estudo de viabilidade para a construção da ferrovia.
Em entrevista à imprensa mato-grossense, o superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado, disse que o objetivo é assegurar grandes obras para o desenvolvimento de estados como Mato Grosso. "Fico satisfeito ao saber que existem projetos como o do deputado (Riva), que ainda não conheço, mas que poderá fazer parte das possibilidades de investimentos em infraestrutura", analisou.
Nesta quarta-feira (4), equipe técnica do deputado participa de reunião com o superintendente regional do Banco do Brasil, Ulisses Assis, para apresentar a proposta e solicitar que seja encaminhada para análise da instituição financeira em Brasília. Produtores de Mato Grosso já sinalizaram positivamente para pagar o financiamento do projeto de engenharia.
A proposta da Assembleia Legislativa é que este pagamento seja feito em cartas de crédito de commodities, através do FDCO. Ao todo, mais de 20 municípios de Mato Grosso e Pará serão beneficiados com o traçado ferroviário. "Mato Grosso não pode ficar preso a um modelo nacional de ferrovia, por isso a importância de um projeto próprio devido a sua dimensão territorial e capacidade de produção. O traçado ferroviário será viabilizado e vejo nesse projeto a grande redenção da região Leste do Pará que é forte em minério e da região Araguaia de Mato Grosso, que é uma das maiores áreas disponíveis para a produção de grãos do mundo", salienta Riva.