PUBLICIDADE

Fundação de município de MT tem contas reprovadas e gestor condenado

PUBLICIDADE

Com 34 irregularidades, a Fundação Assistencial de Chapada dos Guimarães teve as contas anuais de 2009 julgadas irregulares e o gestor Vidal Bezerra de Medeiros foi condenado a devolver aos cofres públicos o montante de R$ 13,2 mil, que equivale a 401,66 Unidades Padrão Fiscal. A decisão se deve à realização de despesas que não foram integralmente comprovadas, além do pagamento multas e juros por atraso na quitação de faturas de telefone e de contribuição ao INSS.

A decisão unanime do Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso, acolheu voto do relator Alencar Soares e parecer do Ministério Público de Contas. O processo das contas anuais foi votado na sessão extraordinária desta quinta-feira, dia 11 de novembro.

Consta ainda, no voto do relator, multa de 100 UPF-MT (R$ 3,3 mil) que o gestor da Fundação deverá pagar por prática de atos com grave infração a norma legal e atraso no envio de informações ao Sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas (Aplic). Tanto a multa como a restituição devem ser recolhidas com recursos próprios do gestor.

As determinações feitas pelo relator Alencar Soares são para que a atual gestão da Fundação Assistencial de Chapada dos Guimarães adote medidas para regularizar, no prazo máximo de 90 dias, a situação do órgão junto à Receita Federal, aprimorar o sistema de controle interno, obedecer aos ditames da Lei 8.666/93, especialmente na realização de procedimentos licitatórios.

Por fim, a atual gestão deverá instaurar Tomadas de Contas Especial para apurar a responsabilidade pessoal e, posteriormente, o devido ressarcimento ao erário, sobre a não apropriação de contribuições previdenciárias devidos ao INSS e ao Regime Próprio de Previdência.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...

Governador anuncia data de inauguração do maior hospital de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19...

Deputado de Mato Grosso recua e retira apoio à PEC da Reforma Administrativa

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) voltou atrás...
PUBLICIDADE