O município de Feliz Natal, localizado a cerca de 130 quilômetros de Sinop, completou hoje, 14 anos de emancipação política administrativa. Para comemorar a data, o município organizou várias atividades e, nessa terça-feira, aconteceu o desfile cívico com a participação de escolas, entidades, comércio, agricultores, entre outros setores. Além da fanfarra municipal, bandas das cidades de Sorriso e Alta Floreta também participaram do desfile que contou ainda com a apresentação da Banda municipal de Vera.
A exploração da madeira, carro chefe da economia local no início da colonização, responde hoje por 30% da renda municipal. Em 20 anos, tempo de fundação do município, o agronegócio ganhou espaço e hoje o setor responde por 60% da base econômica, além do comércio e prestação de serviços.
O prefeito Antonio Debastiani (PSDB) foi quem colonizou a cidade. No cargo pelo terceiro mandato, Debastiani disse “é a realização de um sonho”. “Ver essa cidade crescer, onde lutei, juntamente com esse povo batalhador, para vê-la como está em tão pouco tempo, é muito gratificante”, destacou. Este ano, ele já viabilizou para o município a implantação de uma fábrica de torneiras, ampliando a geração de empregos, e também se empenhou para iniciar a pavimentação da rodovia Feliz Natal-Vera.
A cidade, segundo os moradores, é um excelente lugar para se viver. “Morava em Santa Catarina e vim ‘pra cá’ faz nove anos e aqui está bom demais”, disse a monitora Dejanira Noetezold. Opinião que não é diferente do vereador Antonio Alves da Costa, que mora há 15 anos em Feliz Natal. “O povo acreditou nessa cidade, por isso está do jeito que está hoje”, destacou.
O deputado Dilceu Dal’Bosco, que acompanhou as comemorações, lembrou que faz parte da história do município, por ter sido o mais votado e lembrou que viabilizou recursos para obras importantes como ponte sobre o rio Tartaruga, asfalto, energia elétrica, telefonia celular, equipamentos de saúde, casas populares, escola, entre outras ações. “Aqui a minha história política se confunde com a história política administrativa de Feliz Natal”, lembrou. “Sempre estamos atento a tudo o que acontece e a tudo que a sociedade necessita”, destacou referindo-se ao trabalho que vem desenvolvendo quanto a garantia de subsistência do município e de todo o estado em relação ao Zoneamento Sócio Econômico Ecológico.
O ex-prefeito de Sinop Nilson Leitão também acompanhou as festividades e parabenizou a população que trabalha incansavelmente para o progresso do município, a exemplo da administração municipal.