Política

Fecomércio anuncia reabertura de unidade do Senac em Colíder

A unidade de Colíder do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) será reativada. O anúncio foi feito pelo presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio), José Venceslau Souza Júnior, durante reunião na prefeitura de com secretários municipais, lideranças empresariais e representantes de entidades.

O prédio está sendo reformado e readequado e deverá ser reinaugurado em dezembro. Com isso, o Senac de Colíder voltará a oferecer cursos em 2020. “Vendo números da região e de Colíder, resolvemos reabrir essa unidade e trazer cursos de qualificação. O prédio continua sendo o mesmo. Estamos fazendo algumas manutenções e melhorias. Em dezembro, será reinaugurado”, disse José Venceslau, que visitou a sede do Senac.

Sobre os cursos previstos para a unidade, o presidente da Fecomércio informa que será realizado um estudo na região para avaliar as necessidades locais de mão de obra. “Em parceria com as associações municipais e regionais, queremos ver a necessidade local de Colíder. Estamos em tratativa com a associação [Acic Colíder] para ver a necessidade da cidade. Nós queremos estar presentes nesse crescimento de Colíder”, relata.

Segundo a assessoria, a retomada dos cursos do Senac de Colíder era uma das metas do plano de governo do prefeito Noboru Tomiyoshi (foto). A reativação do Senac também era uma reivindicação antiga da Associação Comercial e Empresarial de Colíder (Acic). “Estamos lutando por isso há algum tempo. Encaminhamos ofícios para Cuiabá, à Fecomércio, solicitando a reabertura dessa importante instituição e, agora, tivemos essa notícia muito boa. A partir do próximo ano estará funcionando”, diz o presidente da entidade, Leandro Kessler.

Segundo Kessler, a reabertura será um fomento muito grande para Colíder. “Através do Senac, nós podemos ter a capacitação da mão de obra na nossa cidade, criando esse ambiente favorável que a cidade precisa. Trabalhadores qualificados possibilitam que as empresas venham se instalar e que as empresas que aqui estão consigam melhorar ainda mais o seu atendimento e os serviços que prestam”, avalia o gestor da Acic.

Segundo o secretário-adjunto de Indústria, Comércio, Minas, Energia e Empreendedorismo de Mato Grosso, Celso Banazeski, a capacitação do Senac vai impulsionar o desenvolvimento do empreendedorismo em Colíder. “Já foi licitada a reforma do Senac e estamos definindo a reinauguração para a semana de aniversário de 40 anos da cidade. O Senac pode ajudar não só Colíder, mas toda a região, qualificando mão de obra para o comércio, os serviços e, agora, para as agroindústrias. Então, são grandes oportunidades que são criadas quando o município cria um ambiente favorável”, comenta.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ronaldo Vinha, expõe que a qualificação dos trabalhadores pelo Senac representa o fortalecimento do setor do comércio de bens, serviços e turismo em Colíder. “Qualifica os funcionários de todos os setores, comércios, restaurantes, lanchonetes e serviços. Nós estamos precisando muito disso aqui em Colíder porque há uma falta muito grande de pessoas qualificadas. Sobram empregos na nossa cidade e na região, mas as pessoas não conseguem esses empregos porque não estão qualificadas para isso”.

Redação Só Notícias (foto: Lázaro Nunes/arquivo)