sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Fávaro será relator de projeto que discutirá importação de vacinas sem registro na Anvisa

PUBLICIDADE
A Gazeta (foto: Só Notícias/arquivo)

O senador Carlos Fávaro (PSD) será o relator da proposta que reedita uma lei aprovada no ano passado pelo próprio Congresso Nacional que definia regras para quarentena e medidas de enfrentamento à pandemia da covid-19. A lei deixou de existir após o término do estado de emergência internacional, no final do ano passado. 

Caso a lei volte a ser aprovada pelo Senado, permitirá a utilização de medicamentos sem registros. Ou seja, de forma temporária estados e municípios poderão realizar a importação de produtos sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas que tenham sido registrados por autoridade sanitária de outro país. 

A medida atenderia ao governador Mauro Mendes (DEM) e mais 11 chefes de Estados que assinaram um acordo para a compra da vacina russa Sputnik V. Isso porque a Anvisa informou aos governadores que muitas informações não foram encaminhadas pela fabricante, o que dificulta a aprovação do imunizante pela Agência. 

O projeto também permite a restrição excepcional e temporária de entrada e saída do país, por rodovias, portos ou aeroportos. Caso seja aprovada, a lei permitirá a obrigação de realização de exames médicos, testes laboratoriais e coletas de amostras clínicas. E, as pessoas que descumprirem as medidas como isolamento, quarentena e realização compulsória de exames, serão responsabilizadas. 

A proposta também permitirá que estados e municípios poderão requisitar bens e serviços de pessoas e empresas, com pagamento de indenização para uso nas medidas de combate ao vírus. A dispensada a licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da emergência, também estaria permitido aos gestores.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...
PUBLICIDADE