O vice-governador Carlos Fávaro e o prefeito eleito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti (ambos PSD), terão reuniões com alguns ministros em Brasília, hoje. Uma das pautas desta agenda é uma conversa no Ministério da Educação para tratar sobre o projeto de implantação de um campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no município. Este projeto, aliás, foi defendido por Binotti durante sua campanha.
Ainda na pauta de buscar recursos para Lucas do Rio Verde, Fávaro se reunirá com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, para tratar do Projeto de Saneamento para o município. Além disso, deve se reunir também com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, para repassar demandas recebidas durante viagens ao interior.
A primeira agenda foi com o ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. Na pauta, a solicitação do Sicredi Centro Norte, referente ao acesso do repasse do recurso do Fundo Constitucional do Centro-Oeste para os bancos cooperativos Sicredi e Bancoob. Essa resolução terá o objetivo de assegurar o repasse pelos bancos administradores aos bancos cooperativos do equivalente a 10% dos recursos do FCO previsto para aplicação em cada exercício fiscal.
Demandada pela Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), outra pauta a ser tratada será a garantia de recursos para um programa de retenção de matrizes e estoques reguladores de matéria-prima como milho e farelo. As duas reuniões contará com a presença e apoio da bancada federal. As pautas foram recebidas pelo vice-governador, ontem, de representantes das entidades.