PUBLICIDADE

Famato: juíza acata recurso e decreta inegibilidade de Rui Prado

PUBLICIDADE

A juíza substituta da 8ª Vara do Trabalho em Cuiabá, Raquel Albuquerque de Medeiros Mello, concedeu, esta tarde, liminar decretando a inegibilidade do atual presidente do Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado. De acordo com uma fonte do Só Notícias, ela entendeu que ele disputará o cargo pela terceira vez. A liminar foi concedida após a chapa 1, encabeçada pelo vice-presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antônio Galvan, contestar na Justiça a decisão que manteve Prado no pleito eleitoral.

Consta na liminar que “para o caso de não ser declarada a nulidade do registro da chapa 2, sustenta o autor a inelegibilidade do réu Rui Carlos Ottoni Prado, candidato à presidência da FAMATO. Afirma que o réu estaria participando de sua segunda tentativa de reeleição, o que violaria o art. 25, §§3o e 4º do Estatuto Social da federação. Refere que, desde 29/10/2007, o réu manter-se-ia na presidência da Federação, quando então presidente Homero Alves Pereira haver-se-ia afastado do cargo por ter sido eleito deputado federal por Mato Grosso. Menciona, também, que o réu haveria concorrido à presidência da entidade, sendo eleito para mandato no triênio 2010/2013. Argumenta que o réu poderia exercer o cargo por, no máximo, dois mandatos consecutivos, totalizando, no máximo, 6 anos. No caso dos autos, se for eleito, totalizaria mais de 9 anos. Invoca o entendimento jurisprudencial eleitoral por analogia. Sustenta que a chapa 2 poderá substituir o candidato à presidência por outro”.

Conforme Só Notícias já informou, Rui Prado teve a candidatura impugnada há cerca de 15 dias. Na última semana, o conselho formado por dirigentes de sindicatos rurais aceitaram o recurso protocolado pela defesa do atual presidente para continuar no pleito. Foram 57 votos favoráveis, 3 contrários e 8 abstenções.

A Famato é uma instituição fechada. Em pouco mais de 46 anos, as eleições ocorreram com chapas únicas, formadas de maneira consensual. Esta é a primeira vez que outra chapa entra na disputa. Rui está no comando da entidade desde outubro de 2007, quando o então presidente Homero Pereira deixou a função para assumir a cadeira na Câmara de Deputado Federal. Em 2010, foi eleito presidente.

A eleição está marcada para terça-feira (14). A posse dos eleitos ocorre em 16 de junho.

Outro lado:
Rui Prado foi procurado pelo Só Notícias, mas não atendeu as ligações.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador anuncia data de inauguração do maior hospital de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19...

Deputado de Mato Grosso recua e retira apoio à PEC da Reforma Administrativa

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) voltou atrás...

Juiz define medidas protetivas à Janaina Riva após denúncia de assédio

A Justiça de Mato Grosso reconheceu que os ataques...
PUBLICIDADE