A ex-senadora Serys Slhessarenko analisa a possibilidade de sair do PTB para ingressar no Solidariedade. Ela foi convidada pelo deputado estadual José Carlos do Pátio (SD) quando fez uma visita de cortesia, ontem, à Assembleia Legislativa. Serys se mostrou lisonjeada com o convite e afirma estudar a proposta. “É um convite interessante. O partido é novo e está se estruturando aqui no Estado”.
Embora o convite vislumbre, por parte de Zé Carlos do Pátio, uma candidatura no processo eleitoral do ano que vem, a ex-senadora nega que já esteja se movimentando nesse sentido. “Não estou me articulando, mas tudo é possível. É uma questão de analisar”.
O deputado de Rondonópolis apresentou como argumentos a quantidade de vereadores em Cuiabá. Atualmente são quatro na Câmara, a maior bancada. Caso aceite o convite, a petebista pode tentar ser candidata a vereadora, vice-prefeita, ou mesmo prefeita. No entanto, o SD faz parte da base de sustentação do Executivo, sob Mauro Mendes (PSB), que tende a disputar a reeleição, por isso teria que romper com o prefeito.
No ano passado, Serys se sentiu preterida à época das convenções e não poupou críticas ao próprio partido. Isso porque o PTB decidiu apoiar a candidatura de Jayme Campos (DEM) ao Senado na chapa do governador Pedro Taques (PDT). O democrata, no entanto, desistiu da disputa, dando lugar a Rogério Salles (PSDB).
Na época, apesar das queixas na imprensa, ela não considerava a possibilidade de deixar o PTB. Porém, declarou apoio a Rui Prado (PSD), candidato ao Senado da chapa adversária, que teve José e Janete Riva (PSD) como candidatos ao governo.
Em 2010, após as eleições, a ex-senadora deixou o Partido dos Trabalhadores (PT), por ter sido preterida na disputa interna contra Calos Abicalil.