PUBLICIDADE

Ex-presidente do Intermat e coronel da PM são presos durante operação do GAECO

PUBLICIDADE

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO) deflagrou, agora há pouco, a operação “Seven”. Foram cumpridos diversos mandados de prisões preventivas, conduções coercitivas e buscas e apreensões. Dentre os presos preventivamente está o ex-presidente do Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso (Intermat), Afonso Dalberto (foto). O ex-secretário adjunto da antiga Secretaria de Estado de Administração (SAD) e coronel da Polícia Militar, José de Jesus Nunes Cordeiro, também foi detido.

Segundo informações da assessoria do Ministério Público Estadual, ao qual o GAECO é vinculado, Dalberto e Cordeiro já foram encaminhados para interrogatório, ambos acusados de envolvimento em uma organização criminosa composta por servidores públicos e outras pessoas que desviaram cerca de R$ 7 milhões dos cofres do Estado, no final do ano de 2014.

A investigação foi iniciada há cinco meses e, de acordo com o GAECO, o esquema iniciou com pedido simplório de uma lauda, solicitando que o Estado realizasse a aquisição de uma área de terra rural para ser acrescida ao Parque Estadual Águas do Cuiabá.

O processo tramitou por vários órgãos públicos estaduais (SEMA, antiga SAD, Casa Civil e Intermat) onde passou pela análise “técnica” de vários agentes públicos para que, ao final, fosse realizado o indevido pagamento dessa área. Entretanto, restou provado que essa área já pertencia ao Estado, ou seja, a mesma área foi paga duas vezes.

Dalberto comandou o Intermat nas gestões Blairo Maggi (PR) e Silval Barbosa (PMDB). 

(Atualizada às 20h56)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

CPI conclui investigações sobre invasão de terras em Mato Grosso

Os deputados estaduais votaram, em redação final, o Projeto...

Nova Mutum: câmara vota redução de imposto para construção civil

O prefeito Leandro Félix (União) enviou, ao legislativo, projeto...

Sinop: vereadora comandará procuradoria da mulher da câmara

A solenidade de posse da Procuradoria da Mulher da...

Com investimento de R$ 5,4 milhões, governo de MT entrega escola reformada

O Governo de Mato Grosso entregou hoje a reforma...
PUBLICIDADE