quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

Ex-presidente da câmara de Rosário é multado por liberar diárias indevidas

PUBLICIDADE

O Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso julgou procedente uma representação interna e multou em cerca de quatro mil reais o ex-presidente da Câmara Municipal de Rosário Oeste, Paulo Augusto Cosme de Souza, devido a irregularidades na concessão de diárias. O processo foi votado na sessão do dia 22 de abril.

O voto do relator José Carlos Novelli foi acolhido pela maioria dos membros do Tribunal Pleno. Somente o conselheiro Ary Leite de Campos votou em conformidade com o parecer do Ministério Público de Conta, que opinava pela devolução aos cofres municipais de 2.294,30 Unidades Padrão Fiscal (UPF/MT) referente ao pagamento irregular de 594 de diárias ao longo do exercício de 2007, bem como pela aplicação de multa ao ex-gestor da Câmara de Rosário Oeste.

Após analisar os fatos e a defesa do ex-gestor, a Secretaria de Controle Externo da Relatoria do conselheiro Novelli informou que há indícios de irregularidades na concessão de 549 diárias, tendo o vereador presidente recebido 124 diárias e o tesoureiro 71 diárias. A equipe também apontou a ausência de controle na prestação de contas dessas despesas.

No voto o relator Novelli considera a devolução dos valores referentes às diárias concedidas uma medida extremamente severa, uma vez que não é possível quantificar de forma precisa o valor desviado ou o prejuízo causado ao erário. Novelli argumenta que durante o exercício de 2007, servidores e vereadores da Câmara de Rosário Oeste devem ter se deslocado do Município, portanto, fazendo jus de diárias.

Além disso, o posicionamento do relator levou em consideração que o ex-presidente da Câmara de Rosário Oeste editou portaria disciplinando a concessão e a prestação de contas de diárias no órgão. Contudo, para Novelli restou comprovada a prática de ato com grave infração a norma legal, devendo ser aplicado multa prevista no art. 75, III, da Lei Complementar n° 269/2007.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE