O prefeito Juarez Costa nomeou o diretor do Polo Regional de Saúde (unidade subordinada a Secretaria Estadual) e ex-interventor do Hospital Regional, Manoelito Rodrigues, para o cargo de secretário municipal de Saúde. “É um desafio grande para continuar o trabalho e montar a equipe para que os serviços cheguem a todos que necessitam. A gente tem ideia de discutir o tipo de saúde pública que a gente quer daqui para frente”, apontou Manoelito, ao Só Notícias.
O novo secretário disse, durante a coletiva para a imprensa sinopense, que deixou de lado duas propostas de trabalho. Uma na Secretaria Estadual de Saúde, em Cuiabá, e outra para fazer parte da equipe da secretaria de Lucas do Rio Verde. “Eu trabalho aqui há 15 anos. O projeto é muito bom. A gente sabe que para organizar o sistema é mais difícil do que para fazer ele funcionar, porém, acredito que o antigo secretário deixou tudo bem encaminhado”.
Ele assume a secretaria imediatamente, entretanto, ainda deve aguardar sua regularização, uma vez que é funcionário estadual e terá que pedir afastamento, para ser nomeado oficialmente. Manoelito substitui o médico e vereador licenciado Francisco Specian Júnior que assumiu a pasta em 2013.
De acordo com Juarez Costa, Francisco deve cuidar da direção de gestão pública, enquanto Manoelito assume a parte administrativa da secretaria em Sinop. “O Specian vai visitar os postos diariamente. Ele vai verificar se tem filas, se faltam médicos ou remédios. Os dois trabalham juntos há 20 anos e, tenho certeza, que farão um grande trabalho”.
Por sua vez, Francisco disse, ao Só Notícias, que assumirá o cargo de diretor de atenção básica do município e, posteriormente, entra também, se necessário, na diretoria da Empresa Pública de Saúde Pública (ESSP). “Foram vários fatores que levaram a deixar o cargo de secretário. A pasta cresceu demais e muitos programas que serão implantados em atenção básica requerem pessoas com o conhecimento técnico, então vou partir para esta função mais prática”.
Specian chegou ao cargo, substituindo Mauri Rodrigues de Lima. Médico, com especialização na área de saúde da família, ele atendia em postos da rede pública, principalmente na região do Boa Esperança, e foi eleito vereador por duas vezes. Ele é dos quadros do PMDB e deixou o posto na câmara para assumir o comando da secretaria. O mandato anterior também não chegou a concluir, pois estava no PSDB e acabou renunciando para mudar de sigla, sem correr o risco de ter mandato cassado. Francisco Specian Junior já foi prefeito de Tapurah entre 1997 e 2000.
(Atualizada às 17h)