O ex-governador Silval Barbosa (PMDB) tomou a iniciativa de procurar o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para solicitar que a instituição aprofunde suas auditorias e apure com rigor todos os contratos relativos às obras e ações da Copa do Mundo 2014, em Cuiabá e Várzea Grande. Barbosa foi recebido pelo presidente Waldir Teis e pelos conselheiros José Carlos Novelli (vice) e Valter Albano (corregedor).
"Vim me colocar à disposição para prestar todas as informações necessárias e solicitar ao Tribunal de Contas que aprofunde na auditoria de todos os contratos", afirmou Silval Barbosa, que informou ter visitado, pela manhã, o governador Pedro Taques, com a mesma intenção de se dispor a esclarecer quaisquer dúvidas em relação às obras da copa.
Segundo o ex-governador, um grupo de técnicos liderados pelo ex-secretário Maurício Guimarães (Secopa) está produzindo uma Nota Técnica detalhando minuciosamente cada um dos contratos executados ou em execução para encaminhar aos órgãos fiscalizadores e aos poderes constituídos do Estado. "Todos os contratos de obras têm garantia, caução e a responsabilidade quinquenal das empresas quanto a qualidade das mesmas".
Barbosa disse que o conjunto das obras da copa foi a ação de governo que mais recebeu fiscalização e passou pelo crivo de inúmeras organizações de controle, como TCE, TCU, AGE, AGU, MPE, MPF, além de entidades como Crea, OAB. "Para se pagar qualquer medição era necessário passar pela fiscalização da gerenciadora contratada especificamente para essa tarefa, pelos fiscais da Secopa e, por último, pela aprovação da equipe da instituição financiadora (CEF, BNDES)", garantiu.
O ex-governador reiterou que todas as recomendações e orientações repassadas pelas instituições fiscalizadoras sempre foram acatadas e seguidas à risca pela equipe de governo. Barbosa decidiu assumir o protagonismo em razão de uma série de matérias divulgadas recentemente na imprensa levantando suspeitas de desvios e criticando o não cumprimento de prazos e a qualidade de algumas obras.
"Eu fiz questão de vir pedir ao TCE que apure tudo, planilha por planilha, contrato por contrato, e que aponte o que identificar de problema, se teve desvio, se tem falha na qualidade, enfim, vim me colocar a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que pairem sobre esse assunto", disse Barbosa. O ex-governador informou que vai procurar pessoalmente os dirigentes dos poderes constituídos e órgãos de controle do estado se disponibilizando para tirar qualquer dúvida sobre o assunto.
O presidente Waldir Teis disse que o TCE teve uma atuação preponderante no processo, emitindo mais de 10 relatórios no período de execução das obras e fazendo alertas ao executivo quanto a prazos e qualidade das obras. "A iniciativa do ex-governador Silval Barbosa é salutar, ao se colocar a disposição para esclarecimentos. Nós já tínhamos definido produzir um memorial sobre o assunto para encaminhar ao Poder Legislativo e também vamos apressar na conclusão das auditorias".