Com honras de chefe de Estado, foi enterrado ontem, em Barra do Garças, o corpo do ex-governador de Mato Grosso Wilmar Peres de Farias. O Governo do Estado foi representado pela governadora em exercício, Iraci França, que chegou ao município no início da tarde.
Recebida pelo prefeito Zózimo Chaparral, Iraci dirigiu-se ao local do velório, no anfiteatro Fernando Peres de Farias. Depois de estender as condolências à família, Iraci assinou o ato decretando Luto Oficial por três dias. Acompanharam a governadora o secretário de Infra-Estrutura, Vilceu Marchetti, o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Orestes de Oliveira e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Homero Pereira. Iraci lamentou a morte do político e disse que a trajetória de Wilmar Peres de Farias deve servir de exemplo.
Os ex-governadores do Estado Júlio Campos, Jaime Campos, Osvaldo Sobrinho e Dante de Oliveira, também estiveram presentes às últimas homenagens, ao lado de deputados estaduais, federais, prefeitos da região e da população em geral.
Farias morreu na tarde de terça-feira, aos 66 anos, vítima de um infarto. Pela manhã ele sentiu-se mal e, com dores no peito, foi internado no Hospital MedBarra, onde veio a falecer. Ele foi um dos políticos mais atuantes do Estado.Iniciou a carreira política na década de 70 em Barra do Garças como vereador e foi eleito duas vezes prefeito do município. Também foi deputado estadual e federal e chegou a vice-governador do Estado. Quando o governador Júlio Campos se desimcompatibilizou para disputar nova eleição, Farias assumiu o governo do Estado por dez meses, entre 15 de maio de 1986 e 15 de março de 1987.
Cerca de 1.500 pessoas acompanharam o cortejo fúnebre desde o anfiteatro, onde o corpo foi velado, até o cemitério. O caixão foi conduzido num caminhão do Corpo de Bombeiros que percorreu as principais vias da cidade num trajeto de cerca de três quilômetros. Sob uma salva de tiros, o corpo do ex-governador foi enterrado no Jazigo da família.