PUBLICIDADE

Ex-diretor da FEMA se apresenta, depõe e diz que faltou prioridade do governo

PUBLICIDADE

Em seis horas de depoimento ao juiz Julier Sebastião da Silva, da 1ª Vara da Justiça Federal, no processo que investiga atos de corrupção em órgãos ambientais de Mato Grosso, o ex-diretor de Recursos Florestais da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fema), Rodrigo Justus de Brito, afirmou taxativamente que faltou prioridade a área ambiental no atual Governo. Como exemplo ele citou os cortes no Orçamento do órgão, que prejudicou, inclusive, o aporte de verbas internacionais, liberadas através de contra-partida do Estado.
     
O ex-diretor da Fema revelou que em 2003 elaborou-se um projeto para a contratação de profissionais de todas as áreas, estipulando-se um número ideal de 500 servidores. Em 2004, outro projeto foi elaborado, onde se fazia um diagnóstico sobre as necessidades materiais e humanas para que a fundação exercesse todas as atribuições do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Os dois projetos foram encaminhados ao governador Blairo Maggi. O projeto do ano de 2003 foi arquivado e o projeto de 2004 ainda não tem destino definido.
     
Justus informou que a Secretaria de Planejamento do Estado chegou a cortar do Orçamento de 2004 da Fema, inclusive, os recursos necessários ao recolhimento das contribuições previdenciárias dos servidores do órgão. Ele disse ao juiz que a folha de salários dos servidores da é paga com recursos próprios, arrecadados com o licenciamento florestal e que a por essa razão, segundo Justus, “não se justifica a Fundação Estadual do Meio Ambiente não ter pessoal para realizar as visitas às propriedades”. Ele sustentou que Fema não foi sucateada, uma vez que fora negociado o aporte de doações internacionais para o órgão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...
PUBLICIDADE