O ex-deputado federal e ex-presidente do PT de Mato Grosso, Carlos Abicalil, foi nomeado para o cargo de diretor de Educação na Secretaria Geral da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Abicalil atuará na entidade até dezembro de 2018.
A OEI é o organismo de caráter governamental para a cooperação entre os países ibero-americanos no campo da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura no contexto do desenvolvimento integral, da democracia e da integração regional. Abicalil explicou que a Diretoria Geral de Educação responde pela maioria das ações nestas áreas, estabelecidas em metas e planos de trabalho que são aprovados pelo conselho de ministros a cada período.
“Há muitas ações em curso nas três áreas. As mais robustas estão na Educação, notadamente no apoio ao desenvolvimento de projetos de formação inicial e continuada dos profissionais da educação, da educação de jovens e adultos, da educação profissional e tecnológica e da educação em direitos humanos. A OEI deseja ampliar sua atuação cooperativa com estados e municípios também. Recentemente, inaugurou um projeto com o Distrito Federal e já ensaia com Minas Gerais. Em breve, o secretário geral Paulo Speller virá a Mato Grosso com a finalidade de apresentar as linhas de ação e dispor a cooperação da OEI, segundo os interesses do governo do Estado”.
Criada em 1949, a OEI é integrada por Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, República Dominicana, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.
Abicalil já foi deputado federal por duas vezes e nos últimos anos integrou a equipe do Ministério da Educação como secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino.