Os diretores do International Sustentability & Carbon Certification (ISCC), Norbert Schmitz e Gernot Klepper, conheceram, ontem, as primeiras áreas dos projetos pilotos do programa MutumGap que busca certificar a produção de grãos no muncípio, "atestando" que são de áreas que atendem as exigências legais e ambientais. Eles estiveram em uma granja e uma indústria de biodiesel. Hoje, eles irão a outra fazenda que também produz biodiesel e amanhã encerram a visita.
Eles também foram informados, pelo prefeito Lirio Lautenchlager das potencialidades econômicas do município através do programa Mutumgap, implantado desde 2009, que articula a certificação de grãos baseado nos padrões internacionais de boas práticas agrícolas e sustentabilidade GlobalGap. Os protótipos baseados em soja e pinhão manso estão sendo desenvolvidos em três propriedades locais.
O uso da terra e conversão de áreas degradadas em produtivas, plantio direto, atendimento de requisitos sociais e ambientais das fazendas parceiras do projeto, processo de implantação das normas de certificação ISCC, GlobalGap e Pró-Terra nas fazendas e o potencial de produção de biomassa e biocombustíveis são os principais pontos destacados pela Administração Municipal aos visitantes.