quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Estimativa do IBGE do aumento de moradores em Colíder está dentro da realidade, diz prefeito

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero

O prefeito de Colíder (157 quilômetros de Sinop), Noboru Tomiyoshi disse, em entrevista, ao Só Notícias, que não há motivos para contestar os dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística referente ao número de habitantes no município. De acordo com a estimativa, que tem referência em 1º de julho deste ano, o município passou a ter 33.438 moradores ante os 33.224 do ano passado. Ou seja, ganhou 214 moradores a mais – crescimento de 0.6%.

“Acredito que está dentro da realidade. Foi feito o trabalho de apuração dos dados pelo IBGE. Demos todo o suporte e não temos que ficar buscando desculpas. Pelo contrário. Com esses números, temos obrigação de desenvolver políticas  para aumentar. Não adianta ficar debatendo os números que já foram divulgados e contabilizados. Não acredito em manipulação. Essa estimativa está dentro da nossa realidade. Não é se conformar com os números, mas é ser racional”, afirmou Tomiyoshi.

O gestor disse ainda que cidades maiores e com influência direta do agronegócio têm a tendência de crescimento maior. “Cidades como Sinop, Sorriso acabam recebendo moradores de outras regiões. É natural que as pessoas busquem lugares com mais oportunidades. É isso que precisamos fazer: fortalecer nossa economia local para atrair empresas e, consequentemente, pessoas. O governo do Estado também tem responsabilidades de direcionar essas empresas. Além de desenvolver políticas públicas”, avaliou.

Conforme Só Notícias já informou, o IBGE apontou aumento no número de habitantes nas 141 cidades de Mato Grosso. Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Sorriso, Lucas e Nova Mutum estão entre as maiores.

A capital passou a ter 612.547 moradores ante os 607.153 do ano passado. Várzea Grande tem 284.971 (ano passado estava com 282.009). Rondonópolis está com 232.491 moradores e no ano passado havia 228.857. Sinop, a quarta maior do Estado e a maior do Nortão, tem 142.996 habitantes – ano passado estava com 139.935, aumento estimando de 2,1%.

Sorriso tem a sétima maior população de Mato Grosso. Foram contabilizados 90.313 habitantes e no ano passado havia 87.815 no mesmo período do ano passado. Lucas do Rio Verde saltou de 63.411 para 65.534. Nova Mutum saltou de 43.919 no ano passado para 45.378 agora.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mauro e Dorner assinam convênio de R$ 10 milhões para asfaltamento em Sinop

O governador Mauro Mendes e o prefeito Roberto Dorner...

Mauro afirma que reforma tributária desincentiva “a industrialização do país”

O governador Mauro Mendes criticou, hoje, a reforma tributária,...

Juara vai definir empresa para implantar câmeras de monitoramento no centro e bairros

O procedimento licitatório, definido para dia 7 do próximo...
PUBLICIDADE