A Assembleia aprovou, em sessão extraordinária, em regime de urgência, projetos autorizando o governo de Mato Grosso a emprestar até R$ 260 milhões no Banco do Brasil para comprar maquinários (patrols, pá carregadeiras e tratores) destinados às prefeituras muncipais. O prazo final para o Estado apresentar a documentação e ter acesso ao financiamento termina hoje. O projeto foi votado em regime de urgência e houve críticas do deputado Percival Muniz (PPS) por ter sido encaminhado “em cima da hora” com pouco tempo para os deputados apreciarem. Não foi informada a taxa de juros que o Estado pagará, período de carência e quando será efetivada a compra dos maquinários que devem ser distribuídos ano que vem, ano eleitoral.
O presidente José Riva disse que “será um beneficio que vai chegar aos 141 municipios. E diante de tamanha responsabilidade, a Assembleia tem o dever de fiscalizar a distribuição das máquinas”, finalizou. Riva solicitou ao líder do Governo, deputado Mauro Savi (PR) que marque uma reunião com o governador Blairo Maggi (PR) pedindo explicações sobre quais municípios serão beneficiados com as máquinas doadas pelo Estado.
Também foi aprovado empréstimo para o governo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com linha de financiamento para a modernização da administração da receita e da gestão fiscal, financeira e patrimonial das administrações estaduais. O empréstimo de R$ 11 milhões para financiar política de modernização das secretarias estaduais.