O governo estadual avançou com as obras do rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande, por meio da construção de dois viadutos e uma nova ponte sobre o Rio Cuiabá. A nova via terá 21,5 quilômetros de extensão, ligando a MT-251, em Cuiabá, até a BR-163/364 em Várzea Grande. O Rodoanel será todo construído em pista dupla e em concreto. A obra está orçada em R$ 206 milhões, com recursos estaduais e federais. A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística é a responsável pela licitação e execução das obras.
A estrutura mais avançada é o viaduto construído sobre a MT-010, a Estrada da Guia. No local já está sendo construída a superestrutura do viaduto, que é por onde os veículos irão passar. Outro viaduto está sendo construído no encontro com a MT-251, a Estrada para Chapada, ainda na fase inicial de fundação. A ponte sobre o Rio Cuiabá, localizada próximo ao encontro do Rodoanel com a Avenida Antártica, também segue em ritmo acelerado, com a fixação das estacas que sustentarão as duas pontes dentro do rio.
O projeto ainda prevê a construção de uma trincheira no encontro do Rodoanel com a Avenida Antártica e um viaduto no encontro com a BR-163, em Várzea Grande. Também serão construídas duas passagens de nível, que funcionam como retornos, em pontos de maior movimentação. O Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande será importante para desafogar o trânsito no perímetro urbano das duas maiores cidades de Mato Grosso. O objetivo da construção é tirar os veículos pesados de dentro das duas cidades, possibilitando um contorno em relação à região metropolitana
Ele terá duas pistas, todas em pavimento de concreto. Há frentes de serviço trabalhando na construção da base da pista no trecho entre a Estrada para Chapada e a Avenida Antártica. No lado de Várzea Grande também está sendo realizada a limpeza do terreno. A obra do Rodoanel foi iniciada em 2006, mas ficou paralisada por muitos anos. Ainda há a previsão de construção de um segundo trecho, ligando a Estrada de Chapada até a BR-163/364 na altura do Distrito Industrial de Cuiabá.