PUBLICIDADE

Escolas cívico-militares passam de 100 em MT e já atendem mais de 80 mil estudantes

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Gabriel Aguiar/assessoria)

A Secretaria estadual de Educação informou, hoje, que encerrou 2025 com um balanço expressivo na implantação do modelo de escolas cívico-militares, ao superar a meta inicial de 100 unidades e alcançar 105 escolas na rede estadual de ensino.  Do total de 628 escolas estaduais, as unidades cívico-militares passaram a atender mais de 80 mil estudantes do ensino fundamental e médio, distribuídos em todas as regiões do Estado.

A expansão do modelo ganhou força após sancionada a lei nº 12.388/2024, que instituiu o programa escolas cívico-militares em Mato Grosso. Com a nova legislação, o governo do Estado anunciou, para 2025, a ampliação do número de escolas que adotariam o formato, com foco na melhoria do ambiente escolar, no fortalecimento da aprendizagem e na redução da evasão.

No início do ano letivo, a Seduc aprovou a adesão de 25 novas escolas, elevando o total para 84 unidades. A meta oficial era alcançar 100 escolas cívico-militares até o fim de 2025. No entanto, ao longo do ano, novas consultas públicas foram realizadas e a adesão superou as expectativas. Em novembro, a secretaria confirmou a marca de 105 escolas transformadas, ultrapassando o objetivo inicialmente estabelecido.

A escolha das unidades ocorreu por meio de consultas públicas com pais, responsáveis e estudantes, que decidiram democraticamente pela adesão ao modelo. Para definir quais escolas estariam aptas a participar do processo, a secretaria adotou critérios técnicos, como vulnerabilidade social, índices de evasão escolar e condições de segurança no entorno das unidades.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Chuvas intensas fazem 17 municípios de Mato Grosso decretarem situação de emergência

A intensidade das chuvas registradas em janeiro e fevereiro...

Assembleia prorroga acompanhamento de situação de hidrelétrica de Colíder

A Câmara Setorial Temática da Assembleia Legislativa do Estado...
PUBLICIDADE