O Movimento de combate a Corrupção Eletoral, a Comissão de Direito Eleitoral da OAB Mato Grosso , a Ong Moral e o Movimento “Nas ruas” pela receberam 40 denúncias de compra de votos na eleição de ontem em Cuiabá e Várzea Grande e também de cidades do interior do Estado como Lucas do Rio Verde, Jaciara e Nova Lacerda. As informações foram repassadas de imediato ao Setor de Inteligência da Polícia Civil para as providências.
“Avaliamos como muito positivo o plantão porque colaborou para coibir práticas ilegais. O volume de denúncias diminuiu se comparado a eleições passadas. Mas, a população tem que se conscientizar porque os candidatos fichas sujas sempre encontram novas formas de comprar votos e praticar crime eleitoral”, destacou o conselheiro estadual da OAB/MT, membro da Comissão e um dos coordenadores do Movimento de combate a Corrupção Eletoral, advogado Vilson Nery.
Foram detidas 292 pessoas pelas polícias Civil e Militar em todo o Estado, sendo 49 candidatos, a maioria por prática de boca de urnas, distribuição irregular de material de campanha e transporte de eleitores. A Polícia Federal lavrou 29 procedimentos policiais com 32 pessoas conduzidas.