Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Pública de Mato Grosso (Sinterp), Gilmar Antonio Brunetto, apresentará na próxima semana proposta ao Secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga, que prevê a “união” das equipes da Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer) e do Instituto de Terras do Estado (Intermat). A “sugestão” figura como fator facilitador para concretização dos planos de Domingos para fortalecimento da agricultura familiar. Poderia em tese, como pretende Gilmar, substituir proposta do secretário para criação de nova autarquia voltada à área.
O secretário apresentou projeto ao governador Silval Barbosa (PMDB) que prevê a construção de outra autarquia, direcionada principalmente ao desenvolvimento e expansão dos trabalhos direcionados para a agricultura familiar. O gestor da pasta reclama de falta de condições para assegurar a evolução das ações e para atender cerca de 80 mil pequenos produtores em situação de pobreza. Ele alerta para dados disponibilizados por programa de assistência social que apontam para até 91 mil produtores nessas condições. O órgão, nos moldes propostos, surgiria com quadro de 289 servidores, contratados após realização de concurso público.
Até agora o Executivo não deu resposta final, abrindo precedentes inclusive para reavaliação do secretário. Após realizar manifestação por melhores salários para servidores da Empaer, com confirmação de acordo, Gilmar se coloca na linha de frente das articulações para recomposição da estrutura. Ele entende que a ideia surge num cenário favorável porque evitaria gastos ao caixa público, por meio da melhoria das ações com atual quadro de trabalhadores. Ele destaca que a Empaer conta com aproximadamente 375 efetivos e 185 comissionados, que poderiam se aliar a equipe do Intermat para acentuar projetos para a expansão da agricultura familiar.