PUBLICIDADE

Entidade auxilia municípios de MT para garantir R$ 100 milhões em recursos federais

PUBLICIDADE

A equipe técnica da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) trabalhou em conjunto para orientar as prefeituras visando garantir o repasse de recursos federais relacionados a projetos elaborados em 2013 e 2014, que estão com cláusulas suspensivas. A estimativa da Caixa Econômica Federal é que sejam mais de R$ 100 milhões em convênios, que inclui pavimentação, construção de agroindústrias, praças, terminais rodoviários e obras turísticas. Os recursos são dos Ministérios das Cidades, Turismo, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Esportes, entre outros.

A Gerência Técnica Operacional da AMM inseriu no Sistema de Convênios do Governo Federal – Siconv as declarações de início de obra de dezenas de municípios para garantir os recursos para as prefeituras. O prazo para envio desses documentos encerrou na última sexta-feira (17). O cadastro das declarações foi uma das fases estabelecidas pela União para regularizar a situação dos municípios e solucionar as pendências.

O governo federal estabeleceu o dia 10 de junho como prazo máximo para envio do primeiro boletim de medição das obras a serem executadas. Os dados serão verificados pela equipe da Caixa Econômica Federal, que alimentará o sistema para que os recursos sejam desbloqueados entre os dias 26 e 30 do mesmo mês. No boletim devem constar informações como a limpeza do terreno e a colocação da placa da obra de serviços iniciais, como escavação.

A Gerência Técnica, vinculada à Coordenação de Desenvolvimento Econômico, sob o comando de Renaldo Loffi, também auxilia os municípios com outros serviços, como acompanhamento e repasse às prefeituras de informações sobre a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, ICMS-Exportação, Auxílio Financeiro para o Fomento das Exportações – FEX e Fundo de Participação dos Municípios – FPM.

O setor também trabalha na elaboração dos índices do Fundo Estadual de Transporte e Habitação – Fethab, que começou a ser repassado em abril deste ano aos municípios. Os índices são publicados anualmente para estabelecer o valor a ser repassado às prefeituras, baseado em critérios estabelecidos pelo Decreto 2.416/2014. 

O setor de convênios, também vinculado à gerência, acompanha prazos junto aos governos federal e estadual, destacando-se como um dos principais canais de comunicação entre prefeituras e ministérios.  “Orientamos os municípios a estar em dia com todas as necessidades burocráticas dos convênios existentes, garantindo que outros possam ser firmados, demonstrando a capacidade gerencial na administração dos recursos repassados”, assinalou a gerente Lisibete Marques Santiago, responsável pela Gerência Técnica Operacional.

A equipe também realiza o cadastramento de projetos e treinamento para servidores dos municípios nos sistemas Siconv, do governo federal, no Sigcon, do governo estadual, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, Fundo Nacional de Saúde, entre outros.

Diariamente o setor informa os municípios sobre a abertura e fechamento de prazos dos programas disponíveis nos sistemas. Também são desenvolvidas as seguintes atividades: orientação `as prefeituras sobre a execução e prestação de contas dos convênios, elaboração de termos de referência, termos aditivos, declarações, ajustes de planos de trabalho, entre outras ações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empossados prefeito, vice e vereadores em Sorriso

A câmara municipal realizou esta noite a sessão solene...

Gerson Bicego será o novo presidente da Câmara de Sorriso

O ex-vice-prefeito Gerson Bicego (PL) será o presidente da...

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE