Lideranças estaduais PSDB, DEM, PTB, PV e PPS reuniram-se neste sábado, em Cáceres, visando fortalecer a provável coligação que será formada para as eleições de 2010 e houve criticas ao governo Blairo Maggi (PR). Jayme destacou ainda que o partido está construindo um ambiente com o PSDB, um “terreno fértil”. “Está coligação está aberta ao diálogo, precisamos de um Mato Grosso diferente que respeite a sociedade e tenha justiça social”. Ele afirmou que o seminário não tinha cunho político, falou sobre a ZPE que é uma luta antiga dos gestores da região, mas acabou alfinetando a administração estadual. Além disso, enfatizou que o DEM não tem dificuldade em se aliar ao PSDB visando às eleições de 2010, sempre deixando claro que o partido quer ter candidatura própria ao Palácio Paiaguás. “Não adianta ficar entregando casinhas, precisamos de perspectiva de emprego e renda. Precisamos de um novo modelo de economia, de políticas para saúde, educação, visando dias melhores para nossas futuras gerações. Tenho percorrido alguns municípios e falta muito investimento”, enfatizou.
O presidente estadual do PSDB e prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, disse que a “futura aliança irá governar para todos, e não para enriquecer uma minoria, os interesses pessoais e privados têm que ser deixados de lado, elevando os interresses da população”, disse. Além disso, citou que é preciso investir em educação das futuras gerações e lembrou que Cáceres precisa de investimentos em vários setores, como a manutenção e melhora da Universidade de Mato Grosso, Forças Armadas para combater o trafíco de drogas.
O prefeito Túlio Fontes (DEM) ressaltou a importância do desenvolvimento sustentável para o fomento da atividade turística na região. Cutucou o governador Maggi por não atender antiga reivindicação de estruturar o aeroporto de Cáceres. “Fiquei sabendo que existem recursos para vários aeroportos. Vamos lutar para que eles venham para cá. Conto com a ajuda do senador Jayme Campos (DEM)”, conclamou Túlio, ao ligar politicamente o senador ao Palácio Paiaguás.
Já o ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB), derrotado por Maggi em duas eleições seguidas ao Paiaguás, fez um discurso inflamado. Convocou os militantes a construir candidaturas com vistas às eleições de 2010. Polêmico, o tucano criticou o atual governo. “Precisamos melhorar muitas coisas. O governador (Maggi) fica fazendo propaganda de ambulâncias, mas quem mora em Cáceres sofre na estrada quando precisa fazer procedimentos em Cuiabá para ser tratado”.
Também estiveram no encontro a deputada estadual Chica Nunes, o vice-prefeito da capital e presidente do PTB, Chico Galindo, a vice-prefeita de Rondonópolis, Marilia Salles, os vereadores cuiabanos Paulo Borges e Rossivelt Coelho (ambos tucanos), o ex-vice-governador Rogério Salles.
Na sexta-feira à noite, em Colíder, no Nortão, o prefeito Wilson Santos participou de encontro regional do PSDB com lideranças de diversas cidades do Nortão, acompanhado do ex-prefeito Nilson Leitão, que organizou o encontro.
(Atualizada à 11:40h)