sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Encontro com Alckmin em Sinop aproxima PSDB e PFL

PUBLICIDADE

A cúpula do PSDB e do PFL estiveram juntas sábado, em Sinop, durante encontro regional do PSDB com o governador paulista Geraldo Alckmin, provável candidato a presidente da República. Os senadores Antero Paes de Barros (PSDB) e Jonas Pinheiro (PFL), os ex-governadores Dante de Oliveira (PSDB) e Jaime Campos (PFL), os prefeitos Nilson Leitão (Sinop) e Wilson Santos (Cuiabá), e os deputados Thelma de Oliveira (PSDB) e Dilceu Dal Bosco (PFL) discursaram e todos “lançaram” Alckmin a presidente.
A nível nacional os dois partidos formam a base de oposição ao governo Lula e devem estar juntos nas eleições presidenciais. O encontro de sábado, em Sinop, mostra que PSDB e PFL podem andar juntos também em Mato Grosso. Cautelosos, os líderes dos dois partidos evitaram falar na sucessão estadual. Mas entre um discurso e outro ficou claro que existem conversações nos bastidores.

O senador Jonas Pinheiro explicou que o PFL esteve junto com PSDB nos 8 anos do governo FHC. “Também estivemos juntos com o PSDB em Sinop para garantir a eleição de Nilson e Granja. Temos que estar abertos para bons entendimentos”, discursou Jnas, que teve seu nome lançado a vice-presidente numa eventual dobradinha com Alckmin.

O prefeito de Sinop, Nilson Leitão, apontado como pré-candidato dos tucanos a governador, disse que não é hora de falar em sucessão estadual e defendeu coligação com o PFL. “O partido também tem bons nomes a exemplo do ex-governador Jaime Campos”, discursou. “Creio que a definição de candidaturas deva acontecer a partir do início de 2005. Agradeço a lembrança pelo meu nome mas hoje tenho que me preocupar com Sinop”, afirmou o prefeito reeleito.

O senador Antero Paes de Barros fez, no encontro, duras criticas aos governos Lula e Blairo. Disse que Blairo prometeu reduzir o ICMs da energia elétrica e da telefonia e não baixou a alíquota. Também o criticou por “ter prometido e não fez o repasse de 50% do Fethab para os municípios”. “O governo Blairo é monocrático. Só se preocupa com estradas”, disparou. Antero também mirou sua metralhadora para o PT e Lula. Um dos principais integrantes da base de oposição no Congresso Nacional, disse que o governo federal está com imagem comprometida devido aos escândalos que foram denunciados. “Nós queremos que o Lula fique. Mas que se livre dos bandidos que o cercam”, atacou.

Alckmin presidente
A tônica principal do encontro regional do PSDB foi a candidatura de Alckmin a presidente. Sorridente, o governador paulista ouvia atentamente a todos os discursos das lideranças tucanas e pefelistas. “Estaremos juntos com o senhor nesta caminhada para a presidência da República”, disse o senador Jonas Pinheiro. “Alckmin é a melhor saída para o Brasil voltar a crescer”, disse Antero. O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, disse que país precisa de um “líder com competência comprovada e com visão do futuro. Hoje, com este governo que está aí, o medo está vencendo a esperança”, afirmou o prefeito da capital. “Competência não lhe falta e hoje, sem dúvida, o senhor é um dos poucos homens mais bem preparados para governar nosso país”, elogiou o presidente do PFL, Jaime Campos.
“O governo Lula vive uma fase de auto-destruição. Alckmin incorpora o perfil do político com com experiência e competência incontestáveis, com moral e ética para resgatar a fase de crescimento e progresso do país”, disse o prefeito de Sinop, Nilson Leitão.

Contido, o governador Geraldo Alckmin agradeceu as manifestações de apoio. Não assumiu a condição de candidato do PSDB a presidência e defende que as definições devam ocorrer no final do ano. Fez criticas diretas ao governo Lula. “Gasta-se R$ 1 bilhão em propaganda e não é concluído o asfaltamento da BR-163 até Santarém (PA)”, afirmou. “De modo geral, o Brasil está pagando o custo PT, da incoerência entre o falar e fazer”, afirmou. “O país não pode continuar com altíssimas taxas de juros. O setor agrícola é um exemplo dos momentos difíceis que a economia passa. Precisamos dar as mãos para quem gera emprego e renda”, disse, referindo-se a empresários e agricultores.

Alckmin agradeceu as manifestações de apoio e disse elgiou Sinop. “É uma cidade jovem, progressista, bem administrada e exemplo para o país. Vim para conhecer e para apreender”, finalizou.

O governador conheceu em Sinop uma fazenda de algodão e um centro de pesquisas de arroz. No sábado à noite visitou a Exponop e teve um rápido encontro com produtores rurais que pediram apoio para resolver os problemas que o setor enfrenta.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mauro inaugura ponte e 44 km de asfalto na rodovia Juara-Alta Floresta

O governador Mauro Mendes inaugurou, esta manhã, em Juara...

Sinop vai aplicar mais de R$ 5 milhões em manutenção de áreas verdes

A prefeitura vai investir na aquisição de materiais para...

Lula homologa terra indígena com 32 mil hectares em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da...
PUBLICIDADE