PUBLICIDADE

Empresários e políticos de MT pedem revisão do pedágio em trecho da BR-163 entre Sinop a Miritituba

PUBLICIDADE

Empresários e políticos mato-grossenses estiveram reunidos com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, para tratar sobre alterações nas tarifas teto de pedágio apresentadas pela ANTT para o trecho da BR-163 entre Sinop e Miritituba (PA), que será repassada em breve para a iniciativa privada. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estabeleceu que a tarifa teto estabelecida para a licitação será de R$ 10,05, por cada 100 quilômetros rodados. No total, estão previstas sete praças de pedágios.

Segundo o senador Wellington Fagundes (PR), houve um equívoco no estudo que traça as estimativas de tráfego no trecho, colocando como sendo inferior o atual número de veículos que passam pela rodovia. Isso elevaria os valores na tarifa teto dos pedágios instalados pelas concessionárias das obras de duplicação. “Para discutir esse mal entendido e para traçar uma estratégia para que as concessões ocorram sem prejuízos à população e aos produtores, propus uma audiência pública na Comissão de Infraestrutura, prevista para ocorrer no próximo dia 16”.

O republicano afirma ainda que, apesar de necessárias as concessões futuras, “há um senso comum entre produtores, transportadores, governo federal e políticos mato-grossenses com relação à necessidade de agilizar investimentos e definir os melhores custos da duplicação do trecho, já que é fundamental interligar a crescente produção agropecuária de Mato Grosso aos portos exportadores”.

Para a discussão serão convidados a Secretária Executiva do Ministério dos Transportes, Natália Marcasso; o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Jorge Bastos; a Assembleia Legislativa de Mato Grosso e os presidentes da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).

Fagundes, que preside a Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem, também sugeriu ao deputado estadual Pedro Satélite e ao vice-prefeito de Guarantã do Norte, Marcelo de Castro, que fosse realizada uma audiência no município com o objetivo de ouvir as necessidades de quem vive, produz e trafega na região.

Satélite conta que é preciso primeiro viabilizar a conclusão da Cuiabá-Santarém. “Com certeza nós teremos centenas de milhares de caminhões a mais passando por essa rodovia no futuro. É por isso que o senador Wellington Fagundes sugeriu, e nós acatamos, que a Assembleia Legislativa realize uma audiência pública lá em Guarantã no Norte, convidando inclusive o pessoal do Pará para que nós tenhamos a garantia de uma futura concessionária na duplicação”.

O deputado disse ainda que, além das obras de duplicação e sinalização na BR-163, também serão debatidas as travessias urbanas nos municípios vizinhos a Guarantã, por onde passa a BR. “Entendemos que não há como manter a trafegabilidade depois que as obras forem concluídas. Logo, devemos prever trincheiras ou viadutos em municípios como Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte, por exemplo”.

Para o diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos, a celeridade nas concessões é fundamental para que a enorme produção do centro-oeste possa ser transportada de maneira adequada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE