sábado, 5/julho/2025
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Empresa explicará após cobranças mudança no traçado da ferrovia Rondonópolis-Lucas

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Só Notícias (infográfico: arquivo/assessoria)

Deputados estaduais vão se reunir com a diretoria da Rumo – Logística e Transporte Ferroviário, no próximo dia 26, para discutir os impactos da alteração do traçado da ferrovia em Rondonópolis, que resultou na decisão da Assembleia em aprovar a suspensão da licença para continuar a obra, o governo do Estado acionou o judiciário que autorizou a continuidade das obras. Os parlamentares seguem esperando explicações da empresa sobre a mudança no traçado dos trilhos que vai impactar diretamente em bairros em Rondonópolis – Maria Amélia, Rosa Bororo e toda a região Salmén que poderá passar a 40 metros de residências, ocasionando impactos econômicos, sociais e ambientais.

A reunião foi convocada pelo presidente da Assembleia, deputado estadual Eduardo Botelho. “Na reunião do dia 26, vamos continuar a cobrar e trabalhar para encontrar uma solução para este problema, pois a ferrovia é uma obra importante para Rondonópolis e para Mato Grosso”. “Defendemos a necessidade de conciliação na decisão sobre o traçado apresentado pela empresa Rumo. Reconhecemos a importância do setor privado, sem o qual Mato Grosso não seria tão próspero. Contudo, defendemos a atuação transparente e ordeira das instituições privadas e públicas. Definir ou alterar o traçado de forma unilateral, sem ouvir as pessoas, o legislativo e sem um estudo efetivo de impactos gera consequências ruins para o município”, disse o deputado Claudio Oliveira.

A secretaria estadual de Meio Ambiente informou, anteriormente, que a empresa solicitou alteração do traçado ferrovia, diante das dificuldades que teria em executar parte da obra, como a construção de uma ponte de mais de 2,2 mil metros e que a empresa também terá que apresentar um novo estudo de impacto para que a obra possa dar andamento.

A ferrovia estadual Vicente Vuolo ligará Rondonópolis a Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde (previsto para 2028) com investimentos que devem passar de R$ 12 bilhões com mais de 730 km de trilhos, viadutos, terminais de cargas e demais obras para escoamento da safra agrícola. As obras estão em andamento com viaduto ja construído em Rondonópolis e seguindo sentido a capital.

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