Os embaixadores de 13 países que vão conhecer, sábado, projetos de preservação ambiental em Alta Floresta foram recebidos, esta tarde, pelo governador Blairo Maggi.
O embaixador da República Tcheca, Ivan Jancarek, disse que a missão européia avalia possibilidades de cooperação entre os países e Mato Grosso, considerando, sobretudo, o desenvolvimento sustentável e a proteção ao meio ambiente na produção regional. O grupo já esteve na Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), na Federação da Agricultura, Pecuária do Estado (Famato) e Assembleia Legislativa.
O presidente da Fiemt, Mauro Mendes, disse que a União Européia representa o maior bloco de destino das exportações de Mato Grosso, registrando 42% do total. “Com a visita dos embaixadores, temos grandes perspectivas de aumentar o comércio exterior com os países europeus”, avaliou Mendes. O presidente mostrou para os representantes dos 13 países a evolução de Mato Grosso, comparada com os números do Brasil. “Consumo de energia, arrecadação de impostos, desembolsos do BNDES, entre outros indicadores comprovam que o Estado cresce acima a média nacional”.
O embaixador da República Tcheca, Ivan Jancarek, em seu pronunciamento, enfatizou a surpresa com os elevados números econômicos apresentados pelo Estado. “Confesso que não conhecia a dimensão dos indicadores da indústria local e, principalmente, o total de produtos exportados para a União Européia. Nossa visita tem como objetivo principal conhecer como funciona este desenvolvimento sustentável, além do interesse em firmar novos laços econômicos entre países da UE interessados em projetos específicos. Achei a apresentação muito interessante”, declarou.
Fazem parte da comitiva os embaixadores da Bélgica (Claude Misson), Dinamarca (Christian Albert Konigsfeldt), Eslováquia (Branislav Hitka), Finlândia (Ilpo Ilmari Manninen) , França (Antoine Pouillieute), Hungria (Csaba Pólyi), Itália (Michele Valensise), Polônia (Jacek Junosza Kisielewski),Portugal (João Manue Guerra Salgueiro), Países Baixos (Onno Willem Corneli Hattinga van ´t Sant-Hulleman), Suéci (Annika Markovic e o esposo Drasko Markovic), além do embaixador e chefe da Comissão Européia em Brasília, João José Soares Pacheco.
Antes de irem a Alta Floresta, os embaixadores estarão em Sapezal para conhecer a produção de soja, milho e também irão à Aldeia Parecis e Fazenda Tucunaré.
No parque Cristalino, em Alta Floresta, onde ficarão, os europeus conhecerão a diversidade da fauna, flora, o rio Cristalino e projetos de preservação. Alta Floresta pretende firmar parcerias de cooperação e receber investimentos no setor ambiental.
(Atualizada às 17:29h)